Nome do Projeto
Publicações periódicas latino-americanas em alguns momentos do século XX
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
01/06/2017 - 31/05/2019
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes - Letras - Literatura Comparada
Resumo
O trabalho que tem as revistas culturais por objeto demanda uma investigação que busque compreender em que consiste esse tipo de publicação, em não poucos aspectos a serem analisados, tanto no que diz respeito a conteúdo quanto à forma. O debate sobre as publicações periódicas culturais, no âmbito latino-americano, promovido por intelectuais envolvidos com essas publicações é o ponto de partida para o trabalho que empreendemos. Trata-se aqui de tentar responder aa questões que formularam aqueles que se debruçam sobre o tema e sobre a ocorrência, a atualidade e o futuro das publicações periódicas que tratam de questões como permanência dessas publicações, mercado e missão. Buscando entender esse processo no Brasil e nos países da América Latina, sobretudo os da Comarca pampeana, nos perguntamos de que forma ele ocorre esse processo. Quais os mecanismos e em que se distinguem, considerando-se distintos sistemas literários; qual o atual momento no que diz respeito a esse processo em esses distintos sistemas? Esses pontos suscitaram a busca de respostas e o consequente debate que dá origem a essa investigação que se está fazendo e que além de dar conta das perguntas vai tratar de por em contraste publicações periodicas representativas em alguns momentos do século XX até a atualidade, como por exemplo os anos 20 do século passado, o período compreendido pelas ditaduras latino-americanas, além da atualidade da ocorrência e circulação dessas publicações, com ênfase ao sistema literário brasileiro e ao sistema literário argentine, além de buscar ampliar a discussão para outros sistemas literários latino-americanos. A abordagem que propomos visa contribuir, em termos teóricos, para o conjunto de estudos que tem por objeto as Revistas Literárias/Culturais, estabelecendo relações, em especial com a considerável bibliografia disponível sobre o tema, porém aprofundando a investigação sobre os aspectos pouco considerados até o presente momento.

Objetivo Geral

Nosso objetivo geral nesta investigação tem em vista o estudo contrastivo entre publicações brasileiras e argentinas, sobretudo, além de publicações periódicas especificas de outros sistemas latino-americanos, no caso as Revistas Literárias e Culturais, bem como entender como se deu o processo pelo qual gradativamente essas publicações perdem espaço, em termos de representatividade, para as Revistas acadêmicas, ou seja, o processo que acaba por estabelecer as revistas acadêmicas como o espaço privilegiado e legitimo da investigação no campo do literário. No que diz respeito às revistas culturais e literárias, nos interessam especialmente aquelas surgidas na segunda metade do século XX, sobretudo as que são consideradas mais representativas do período compreendido entre os anos 70 e 80, época em que proliferaram e muito significaram em termos de influencia nos rumos sociais, políticos e estéticos dessas nações latino-americanas.
No entanto, tratando-se de uma proposta de investigação ampla e aberta, pode se desdobrar, contemplando possibilidades e propósitos que, seguramente, irão surgir no decorrer da pesquisa.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
CRISTINA NAPP DOS SANTOS201/06/201731/05/2019
EUGÊNIA ADAMY BASSO201/06/201731/05/2019
FRANCIELI DAIANE BORGES201/06/201731/05/2019
TIAGO RADATZ KICKHÖFEL201/06/201731/05/2019

Página gerada em 23/04/2024 20:37:41 (consulta levou 0.044931s)