Nome do Projeto
Adaptação de índices de conforto térmico urbano para o Sul do Brasil: estudo de caso nas Zonas Bioclimáticas 02 e 03
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
15/06/2017 - 31/07/2018
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas - Arquitetura e Urbanismo - Tecnologia de Arquitetura e Urbanismo
Resumo
A proposta apresentada constitui um projeto de pesquisa científica, desenvolvido a partir de um trabalho conjunto entre as Universidades Federal de Pelotas, Federal do Rio Grande do Sul e a Lund University, encaminhada ao Edital CNPq Apoio ao Professor Visitante (APV), na área das Ciências Sociais Aplicadas, subitem Tecnologia de Arquitetura e Urbanismo - Adequação Ambiental. Dado o contexto internacional de evolução dos temas ligados ao Conforto no Ambiente Construído e, ainda, o interesse brasileiro nestes temas, a pesquisa tem como principal objetivo oportunizar a transferência tecnológica entre a Lund University, da Suécia, e duas Universidades Federais do Sul do Brasil – a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Para isto, o projeto prevê a vinda de pesquisador visitante da Suécia ao Brasil durante 30 dias. Além da transferência tecnológica entre a Universidade de Lund e as Universidades Federal de Pelotas e Federal do Rio Grande do Sul, a proposta visa consolidar uma rede de pesquisa entre as Universidades Federal de Pelotas e Federal do Rio Grande do Sul no âmbito do Clima Urbano. O objetivo principal da pesquisa é prover a adaptação dos índices de conforto térmico internacionalmente mais utilizados para ambientes interno e externos a contextos locais no Sul do Brasil utilizando-se, para isto, estudos nas Zonas Bioclimaticas 02 e 03. Neste trabalho interinstitucional serão desenvolvidas medições in loco das variáveis analisadas nas instalações da FAUrb / UFPel e da UFRGS (temperatura do ar, temperatura média radiante, umidade relativa do ar, direção e velocidade do vento), e serão realizadas entrevistas sobre a sensação de conforto de usuários dos mesmos espaços físicos. Posteriormente, através do emprego de método estatístico, as respostas serão analisadas conjuntamente com os resultados das medições, a fim de estabelecer-se os limites das variáveis para o conforto térmico percebido. A partir daí, será traçado um comparativo entre os resultados obtidos e os limites praticados pelos índices de conforto térmico internacionais (atualmente empregados nas pesquisas da área, no Brasil). A pesquisa prevê a adaptação dos seguintes índices de conforto térmico: Physiological Equivalent Temperaure (PET), Predicted Mean Vote (PMV), Standard Effective Temperature (SET) e Universal Thermal Climate Index (UTCI) e ASHRAE Standard 55 (Adaptive Thermal Comfort Standard).

Objetivo Geral

Com o intuito de auxiliar arquitetos, paisagistas e urbanistas na criação de propostas mais adaptadas a cada contexto bioclimático, o objetivo principal deste estudo é avaliar a adaptação de diferentes índices de conforto térmico em ambientes internos e externos no Sul do Brasil. Desta forma, a pesquisa busca aprofundar a relação entre o microclima existente e o conforto térmico percebido, abordando a adaptação térmica as condições climáticas locais. Adicionalmente, objetiva-se estudar possibilidades de projetos urbanisticos adaptados ao clima local.
O estudo, a ser conduzido nas cidades de Pelotas/RS (ZB02) e Porto Alegre/RS (ZB03) durante as estações extremas (verão e inverno), tem as seguintes metas (para a avaliação nos ambientes interiores e exteriores):
• levantamento das variáveis meteorológicas;
• levantamento da sensação térmica percebida;
• verificação dos limites mínimos e máximos da zona de conforto térmico nos índices estudados;
• verificação das temperaturas neutras nos índices estudados;
• identificação da influência de questões culturais e de vestimentas na adaptação física ao microclima.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANTONIO CESAR SILVEIRA BAPTISTA DA SILVA115/06/201731/07/2018
CAROLINA MACHADO BELTRAME215/06/201731/07/2018
DARA ELISA DOS SANTOS BANDEIRA215/06/201731/07/2018
MARINA ULIANA TRENTIN215/06/201731/07/2018

Fontes Financiadoras

Sigla / NomeValorAdministrador
CNPqR$ 10.000,00

Página gerada em 24/04/2024 01:59:41 (consulta levou 0.387964s)