Nome do Projeto
Educação Física, Mudanças do Mundo do Trabalho e a Reforma Curricular do Ensino Médio nas Escolas Públicas do Estado do Rio Grande do Sul
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
01/06/2017 - 20/12/2019
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde - Educação Física
Resumo
Tendo como referência a análise crítica da realidade e das relações entre trabalho e capital, particularmente na área da Educação, este projeto de pesquisa advém do acúmulo teórico do grupo de estudos “Organização do Trabalho Pedagógico da Educação Física”, constituído por estudantes e docentes vinculados à graduação em Educação Física (EF) e à linha de pesquisa “Formação Profissional e Prática Pedagógica” do Programa de Pós-Graduação da Escola Superior de Educação Física da Universidade Federal de Pelotas (ESEF/UFPel). A restruturação produtiva e as transformações no mundo do trabalho das últimas décadas, especialmente originadas pela maior interação entre meios tecnológicos e a esfera de produção, tem sido acompanhadas também de mudanças de paradigmas na formação escolar. Exemplo destas modificações é a construção da Base Nacional Comum Curricular em curso que pretende estabelecer parâmetros de formação articulada nacionalmente. Tais processos de mudanças no currículo do Ensino Médio tem tido ressonância na rede estadual de ensino do Rio Grande do Sul (RS). Desde a implantação do Ensino Médio Politécnico no RS surgiram diversas dúvidas por parte do professorado e estudantes perante a nova estrutura curricular. A proposta trouxe certa insegurança por apresentar uma série de dificuldades em sua implementação que se iniciou em 2012. Diante disto, surge a importância e a necessidade de pesquisar e compreender as relações entre as mudanças do mundo do trabalho e a organização do trabalho pedagógico no Ensino Médio Politécnico no RS, tendo como locus de investigação as escolas estaduais do município de Pelotas-RS. Especialmente a partir das mudanças mais gerais do Ensino Médio, na qual a Educação Física é preterida em relação às demais disciplinas curriculares por conta da aprovação da Reforma do Ensino Médio.

Objetivo Geral

Analisar os impactos da Reforma do Ensino Médio no currículo escolar da Educação Física, nas escolas estaduais do Rio Grande do Sul e suas relações com as mudanças do mundo do trabalho

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALESSA OLIVEIRA JORGE DE CASTRO201/06/201720/12/2019
FRANCISCO DE ASSIS FURTADO DE OLIVEIRA201/06/201720/12/2019
IVAN BREMM DE OLIVEIRA201/06/201720/12/2019
LEONARDO LEMOS SILVEIRA201/06/201720/12/2019
MARTINA GONÇALVES BURCH COSTA201/06/201720/12/2019
ÍGOR DA SILVA LACERDA201/06/201720/12/2019

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