Nome do Projeto
Processo de trabalho e saúde bucal de crianças institucionalizadas na Casa da Criança São Francisco de Paula – Pelotas/RS
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
12/06/2017 - 12/03/2018
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde - Saúde Coletiva
Resumo
Este estudo tem o objetivo de descrever os principais resultados de atividades de saúde bucal realizadas por um projeto de extensão em uma instituição filantrópica para pré-escolares situada no município de Pelotas/RS, bem como os conhecimentos de saúde bucal das professoras e monitoras. Envolverá os atores que são responsáveis pelo funcionamento administrativo e laboral, e também as crianças que frequentam a instituição. Os dados serão coletados através da aplicação de questionários para a equipe diretiva e funcionários. Além disso, serão utilizados dados secundários relativos à condição de saúde bucal e às atividades educativas, preventivas e curativas que são desenvolvidas na instituição pelo projeto de extensão “OI Filantropia - Odontologia e Instituições Filantrópicas”, da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Pelotas. Serão respeitados os princípios éticos relativos à autonomia, beneficência, não-maleficência e justiça-equidade. O projeto será encaminhado para comitê de ética em pesquisa com seres humanos para apreciação. Espera-se que os resultados possam contribuir no processo de trabalho da instituição. Palavras-chave: saúde bucal; criança institucionalizada; pré-escolar; bem-estar da criança.

Objetivo Geral

Geral
Descrever os principais resultados de atividades de saúde bucal realizadas por um projeto de extensão em uma instituição filantrópica para pré-escolares situada no município de Pelotas/RS, bem como os conhecimentos de saúde bucal das professoras e monitoras.
Específicos
-- Descrever os principais aspectos relativos à condição socioeconômica das crianças atendidas na instituição.
- Descrever as condições de saúde bucal das crianças atendidas na instituição.
- Descrever as atividades desenvolvidas pelo projeto de extensão “OI Filantropia – Odontologia e Instituições Filantrópicas” e seus principais resultados.
- Identificar o conhecimento que as professoras e monitoras possuem em relação à saúde bucal das crianças.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
JOSIANE LUZIA DIAS DAME412/06/201712/03/2018
LUIZA BEATRIZ THUROW412/06/201712/03/2018
MARCIELI DIAS FURTADO412/06/201712/03/2018

Página gerada em 28/03/2024 13:12:34 (consulta levou 0.064971s)