Nome do Projeto
Poética, concepção e composição da escrita dramática no "Laboratório de dramaturgismo e direção rotativa"
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
01/08/2017 - 01/08/2018
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes - Artes - Teatro
Resumo
O presente projeto de pesquisa prevê o estudo e desenvolvimento de possíveis caminhos de composição de uma literatura dramática e suas especificidades para o trabalho de teatro em grupo. A reflexão sobre a poética da cena, as concepções literárias da mesma e sua composição escrita ocupam espaço central entre os objetos de investigação. A partir de propostas lançadas tanto no âmbito textual e teórico (textos, depoimentos, peças, vídeos, áudios, reportagens jornalísticas, entre outros), como no âmbito da experimentação cênica (jogos, improvisações, criação de cenas), tem-se o material para que se possa executar o que se denomina “dramaturgismo”. Ou seja, o foco é a presença e papel do(a) professor(a)/pesquisador(a) dramaturgista no acompanhamento da prática teatral, permitindo experimentar e estabelecer a via de mão dupla formada pela criação textual e pela criação cênica, sem diferenciação hierárquica entre as mesmas. O dramaturgista surge no teatro ocidental na Alemanha, na figura de Lessing. Trata-se de uma espécie de braço direito do encenador, um mediador/assessor, um olhar crítico, que acompanha todas fases da encenação, executando tarefas como a escolha de peças, pesquisas sobre as obras, adaptações e/ou modificações no texto, etc. Assim sendo, esta pesquisa nasce da aliança entre estudos práticos e teóricos. As possibilidades de encenação contemporânea e seus possíveis desdobramentos, na experiência coletiva, servem como meios à composição da escrita dramática, sendo também estimulados por ela. Neste sentido, será imprescindível o “Laboratório de Dramaturgismo e Direção Rotativa”, coordenado pelas professoras Maria Amélia Gimmler Netto e Fernanda Vieira Fernandes, com enfoques distintos, sendo que a primeira concentra-se sobre o processo colaborativo, a condução de grupo teatral e a criação de cenas. Já o foco da segunda, será dado à criação dramatúrgica, à poética da composição e escrita teatral contemporânea e à eleição e estudo dos textos, dramáticos ou não, levados ao grupo como estímulo ao processo criativo.

Objetivo Geral

O objetivo central deste projeto busca responder ao seguinte questionamento: de que forma o dramaturgista insere-se no trabalho de prática de criação teatral marcada pelo processo colaborativo, compondo e concebendo a poética e a escrita dramática, valendo-se do material apresentado pelos artistas criadores, agregando elementos à realização cênica, propondo estímulos e meios para a mesma no "LABORATÓRIO DE DRAMATURGISMO E DIREÇÃO ROTATIVA", coordenado pelas professoras-pesquisadoras Fernanda Vieira Fernandes e Maria Amélia Gimmler Netto?
Objetivos específicos:
•Realizar uma prática teatral, através de laboratório de composição, em parceria com a professora Maria Amélia Gimmler Netto;
•Estimular a criação cênica a partir de elementos teóricos e textuais propostos ao grupo;
•Investigar possibilidades de compor a escrita dramática, a partir da experiência da criação colaborativa, em grupo;
•Conceber a poética literária de cenas teatrais, individualmente e em seu conjunto;
•Estudar as características da literatura dramática contemporânea;
•Ampliar os estudos acerca de autores da literatura contemporânea, incluindo Bernard-Marie Koltès e outros que serão somados a ele;
•Incentivar a produção literária dos artistas criadores, com propostas de escrita de impressões, depoimentos, memórias, questionamentos, entre outros;
•Desenvolver práticas de composição dramatúrgica em laboratório;
•Desenvolver uma possibilidade metodológica para o dramaturgismo na experiência do teatro em grupo, e na relação professor-dramaturgista/aluno-artista;
•Definir aspectos da postura do professor dramaturgista que atua enquanto condutor de um processo criativo em grupos, formados por jovens e/ou adultos;
•Ampliar os estudos acerca dos rumos da escrita dramática na atualidade;
•Refletir sobre a presença das práticas teatrais contemporâneas e sua respectiva literatura e poética em nossa sociedade relacionando-as ao contexto político e social de nossa época.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
AIRTON MARINO DE SOUZA JUNIOR601/08/201701/08/2018
Ana Paula Melo Da Silva601/08/201701/08/2018
MARCOS KUSZNER DOS SANTOS601/08/201701/08/2018
MARIA AMELIA GIMMLER NETTO101/08/201701/08/2018
MARIO CELSO PEREIRA JUNIOR601/08/201701/08/2018

Página gerada em 24/01/2021 09:29:07 (consulta levou 0.106904s)