Nome do Projeto
Avaliação do impacto na qualidade de vida de crianças com cárie em dentes anteriores: uma percepção qualitativa após o tratamento restaurador
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
23/08/2017 - 30/11/2018
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde - Odontologia - Odontopediatria
Resumo
Este estudo qualitativo terá como objetivo avaliar o impacto de lesões de cárie em dentes decíduos anteriores na qualidade de vida relacionada à saúde bucal da criança e da família, após o tratamento restaurador. A presente pesquisa empregará uma metodologia qualitativa. O processo de amostragem do presente estudo se dará de forma rígida, com procedimento de seleção pré-estruturado. Dez crianças em acompanhamento na Clínica Infantil da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Pelotas, que passaram por tratamento restaurador em região anterior, serão incluídas. Dados socioeconômicos e histórico de tratamentos realizados serão coletados da ficha clínica. A entrevista qualitativa a ser realizada após o tratamento restaurador foi formulada baseada no Early Childhood Oral Health Impact Scale e nos domínios avaliados pelo instrumento Child Perceptions Questionnaire, visando avaliar mudanças na percepção sobre a qualidade de vida relacionada à saúde bucal. Todas as entrevistas realizadas serão transcritas, de acordo com critérios pré-estabelecidos. A interpretação e análise dos dados será realizada pelo método de análise de conteúdo e análise narrativa, classificando os dados através de leituras repetidas das entrevistas e mergulho analítico profundo, produzindo interpretações e explicações que procuraram dar conta das questões que envolvem o impacto da cárie e do tratamento restaurador na interação social. Citações serão utilizadas para apoiar discussões a respeito do desfecho qualidade de vida; pseudônimos são usados para garantir confidencialidade.

Objetivo Geral

Avaliar o impacto de lesões de cárie em dentes decíduos anteriores e seu tratamento na qualidade de vida relacionada à saúde bucal da criança e família.

3.2 Objetivos específicos

Identificar a percepção dos pais em relação à presença de dentes cariados na criança;
Identificar o impacto da cárie dentária em dentes anteriores na qualidade de vida relacionada à saúde bucal da criança;
Identificar o impacto da reabilitação anterior na qualidade de vida relacionada à saúde bucal da criança.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
CAMILA PEIXOTO PIOVESAN423/08/201731/10/2017
LUÍSA HOCHSCHEIDT423/08/201731/10/2017
MARILIA LEAO GOETTEMS123/08/201730/11/2018
NATÁLIA BASCHIROTTO CUSTÓDIO123/08/201730/11/2018

Página gerada em 23/04/2024 14:37:21 (consulta levou 0.049989s)