Nome do Projeto
Lições de Sustentabilidade na Arquitetura Brasileira
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
16/10/2017 - 16/10/2018
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas - Arquitetura e Urbanismo - História da Arquitetura e Urbanismo
Resumo
Sustentabilidade se tornou um ideal do final do século XX e um dos principais argumentos de projeto arquitetônico no século XXI (Edwards, 2004, p. 89). Na arquitetura o conceito de sustentabilidade aparece de variadas formas e sua motivação é a redução do consumo de energia e perdas, a proteção da biodiversidade dos sistemas naturais e uma integração maior do ambiente construído com o meio ambiente. O ambiente construído é resultado de escolhas feitas entre todas as alternativas possíveis. Essas escolhas refletem a cultura de determinado povo (Rapoport, 1986, p.26). A prática edificatória é resultado de um processo evolutivo, sendo um comportamento nitidamente cultural, aprendido com o acúmulo da experiência humana (Silva, 1994, p.103). A arquitetura é, portanto, uma manifestação cultural (Colin, 2000, p.85). O que foi escolhido como válido ou adequado em arquitetura é produto de vários períodos de experimentação, de tentativas, acertos e erros, os quais incorporaram experiências de técnicas construtivas, materiais, formas, tipologias, estruturas e soluções referentes a questões climáticas, adaptações com o entorno natural, modos de vida, crenças, etc. (Stroeter, 1986, p.111). Acreditamos que o reconhecimento destas escolhas, que emergem em circunstâncias específicas no tempo e no espaço e são transmitidos de geração em geração revelam importante conjunto de conhecimentos, saberes e comportamentos que merecem a devida atenção quando se pensa em estratégias de desenvolvimento sustentável para a arquitetura (Bastos Filho, 1999, p.70). Sachs (1986, p.23) sugere que se faça uma releitura do passado à luz de novas sensibilidades, e se aproveite à experiência histórica, cultural e de antigos saberes de outras civilizações para definir projetos de futuro. Sachs (1986, p.46) complementa que o projeto sustentável deve ser uma resposta criativa e que não a reprodução simples do modelo histórico. E que o arquiteto deve estudar a História na busca de antimodelos a serem superados e não de soluções a serem copiadas. Apoiados nessas considerações é que justificamos a realização de uma pesquisa que desvende exemplos de práticas sustentáveis na história da arquitetura Brasileira, como continuação da pesquisa denominada de Lições de Sustentabilidade e como forma de apontar lições que possam ser utilizadas em novos e atuais projetos de arquitetura visando a sustentabilidade.

Objetivo Geral

Estudar e buscar exemplos de práticas e soluções sustentáveis utilizadas na Arquitetura Brasileira ao longo da História da Arquitetura, identificando lições que poderão subsidiar escolhas mais sustentáveis usadas na arquitetura da atualidade.

Objetivo Geral
Identificar e estudar práticas sustentáveis na história da arquitetura brasileira

Objetivos específicos
Estudar o contexto em que se desenvolveu as práticas sustentáveis ao longo da história da arquitetura brasileira;
Identificar princípios da arquitetura relacionados à sustentabilidade;
Analisar as práticas sustentáveis nas principais manifestações arquitetônicas que ocorreram ao longo da história da arquitetura brasileira;
Buscar na história da arquitetura brasileira princípios orientadores para projetos sustentáveis.



Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
FERNANDA SCHNEIDER DE MOURA201/12/201715/10/2018
JANE SOARES CENTENO201/01/201715/10/2017
NATHALIA MACHADO ZANINI216/10/201716/10/2018

Página gerada em 23/04/2024 21:03:35 (consulta levou 0.053621s)