Nome do Projeto
Ismail Xavier 70: A trajetória de um pensador do cinema brasileiro
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
02/10/2017 - 02/10/2018
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes - Artes - Interpretação Cinematográfica
Resumo
A obra com o título provisório “Ismail Xavier 70: A trajetória de um pensador do cinema brasileiro”, pretende reunir 15 pesquisadores e críticos de cinema em textos que recuperem a trajetória crítica do professor e teórico Ismail Xavier, no ano em que completa 70 anos. A iniciativa terá como parceira a Abraccine – Associação Brasileira de Críticos de Cinema, que ficará encarregada de obter uma editora comercial para publicar o livro. O desafio está em localizar estes autores, a partir de seus próprios escritos, e propor que produzam texto analíticos da obra do homenageado e que contemplem a faceta do teórico, do crítico, do ensaísta e do organizador. A pesquisa deverá resultar em abordagens que deverão abarcar o cinema nacional em suas relações entre cinema, literatura, política e ideologia, abordagens estas que formam a espinha dorsal da produção de Ismail Xavier.

Objetivo Geral

Organizar livro trazendo a reflexão em torno do legado teórico de Ismail Xavier
- Objetivos específicos:
1. Alinhamento junto à Abraccine sobre o perfil do livro, bem como produção de um projeto a ser apresentado a possíveis editoras visando a publicação da obra;
2. (Re)Leitura dos livros de Ismail Xavier e levantamento de bibliografia;
3. Encontro com Ismail Xavier para identificar abordagens e autores pertinentes;
4. Identificação dos nomes que serão convidados a escrever para o livro;
5. Construção de abordagens específicas para cada nome a ser convidado;
6. Convites para profissionais da academia e da imprensa;
7. Acompanhamento da produção textual junto a cada convidado;
8. Produção de texto de Apresentação para o livro;
9. Edição e revisão dos textos;
10. Contatos e tratativas com a editora responsável;
11. Acompanhamento da produção do livro,
12. Acompanhamento da distribuição e divulgação do livro.

Os primeiros autores convidados para participar do livro são renomados teóricos e pesquisadores do Brasil e do exterior: Cecília de Mello, Carlos Augusto Calil, Fábio Camarneiro, Marcelo Miranda, João Luis Vieira, Jose Geraldo Couto, Leandro Saraiva, Pablo Gonçalo, David Oubiña (Argentina), Lúcia Nagib (Reino Unido), Robert Stam (Estados Unidos) e Sthepanie Dennison (Reino Unido).
Alguns eixos temáticos que deverão trabalhados:
1. Ismail Xavier teórico – Como ele pensou questões gerais de cinema? como IX se situa como teórico de cinema no debate como outros teóricos? Exame de textos referenciais de Ismail como “O discurso cinematográfico” e “O Olhar e a Cena”.
2. Ismail Xavier e o cinema nacional – Por meio de livros e entrevistas, como IX reflete as questões essenciais da produção cinematográfica brasileira? O cinema brasileiro dos anos 60 e 70, Cinema Novo e Cinema de Invenção; Ismail e o cinema brasileiro da Retomada.
3. Ismail Xavier e as questões político-ideológicas de cinema - Como ele se posiciona em relações a políticas de governo para o cinema? Quais caminhos Iele toma para refletir sobre as condições de produção cinematográficas no Brasil?
4. Ismail Xavier e as relações entre cinema, literatura, psicanálise e história - Como ele examina as peculiaridades do cinema no confronto com a literatura, o problema da adaptação literária? Como ele vê realizações cinematográficas que dialogam ou se apoiam na psicanálise? Como ele reflete, por exemplo, sobre o problema da verossimilhança em “filmes históricos”?



Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
GIANLUCA COELHO COZZA2001/08/201802/10/2018
MAURICIO VASSALI102/10/201702/10/2018

Página gerada em 19/04/2024 10:16:42 (consulta levou 0.038711s)