Nome do Projeto
Características das lesões em corredores de rua do sul do Rio Grande do Sul
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
04/10/2017 - 20/02/2018
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde - Educação Física
Resumo
Introdução: A corrida é uma das atividades de lazer mais populares do mundo. Por ser uma atividade relativamente simples e de baixo custo, o número de corredores vem crescendo substancialmente. No entanto, ao lado de seus efeitos benéficos para a saúde, os efeitos colaterais negativos em termos de lesões esportivas relacionadas à corrida devem ser reconhecidos e investigados. Objetivo: Verificar as características das lesões em corredores de rua amadores, seus fatores associados e as regiões do corpo mais acometidas. Metodologia: A pesquisa terá como amostra um grupo de corredores de rua, amadores, do Sul do Rio Grande do Sul de ambos os sexos, escolhidos por conveniência. Para a coleta dos dados foi elaborado um questionário online com base nos objetivos do estudo. O questionário foi embasado em diversos instrumentos existentes nesta área e contendo também informações sociodemográficas bem como as características de treino e histórico de possíveis lesões. Antes de responder, os participantes deverão concordar com o termo de consentimento livre e esclarecido.

Objetivo Geral

Objetivo Geral: Analisar as características das lesões em corredores de rua amadores da região Sul do estado do Rio Grande do Sul e seus fatores associados.

Objetivos Específicos:
- Relacionar distância semanal percorrida pelos corredores com o índice de lesões;
- Observar os fatores extrínsecos referentes às características do treinamento (volume, intensidade, frequência e condições de treino).
- Observar os fatores intrínsecos sociodemográficos (idade, gênero, altura e peso).
- Investigar possíveis associações entre as características do treinamento com as lesões musculoesqueléticas relacionadas à prática da corrida.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
BRUNO BITTENCOURT DE OLIVEIRA404/10/201720/02/2018

Página gerada em 26/04/2024 17:13:14 (consulta levou 0.043235s)