Nome do Projeto
Produção do corpo-sujeito nas práticas de dança
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
18/10/2017 - 10/12/2018
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes - Artes - Dança
Resumo
Que seres humanos, que corpos, que modos de existência estão sendo produzidos pelos saberes que constituem as práticas de dança? Nessa pergunta está implícita a ideia de que as práticas são, elas mesmas, concepções e projetos de seres humanos. A questão de pesquisa percorre diferentes espaços de práticas de dança, a saber: a dança como componente curricular obrigatório na educação básica; processos de criação de artistas da dança. O estudo foca os cruzamentos e intercâmbios entre esses dois espaços, para pensar conceitos e abordagens de corpo e sujeito na dança e na escola. Este estudo inscreve-se na perspectiva dos estudos foucaultianos e entende, assim, a prática como discurso. Ainda, a pesquisa é desenvolvida desde a perspectiva da pesquisadora, dos saberes artísticos-pedagógicos nela encarnados.Tal perspectiva contempla saberes dos estudos labanianos, da educação somática e dos estudos da performance. A metodologia se caracteriza como um composto de elementos da Etnografia Performativa, da Cartografia e da Genética Teatral: imersão corporal completa no trabalho de campo, atitude de cuidado, plano comum heterogêneo, espaço de fragilidade e intimidade, e a impossibilidade da neutralidade da pesquisadora.

Objetivo Geral

Espera-se promover a problematização de concepções de corpo, bem como de práticas do corpo, isto é, a problematização dos discursos sobre e do corpo.

Objetiva contribuir com a discussão sobre o currículo de dança na escola e sobre o lugar do corpo no currículo escolar.

A pesquisa se desdobra em duas diferentes ações entrelaçadas, aqui especificadas para melhor descrever objetivos e metas:

Ação 1: Investigação e análise de práticas de professoras(es) de dança na escola de educação básica;
Objetivos:
- Divulgar a etapa da pesquisa desenvolvida ao longo do doutorado (primeira etapa da pesquisa), por via da escrita e publicação de artigos em revistas especializadas.
- Dar continuidade à análise dos dados produzidos na pesquisa de campo do doutorado.
Metas:
- Escrita e publicação de dois artigos: um em revista nacional e outro em revista internacional.

Ação 2: Desenvolvimento de processo de criação em dança (entendida aqui como campo expandido, que funde práticas dos demais campos artísticos) e análise dos dados que emergem de tais criações artísticas.
Objetivos:
- Organizar um grupo de criação e pesquisa em dança: retomar e reorientar o “Tatá – grupo de dança-teatro”, projeto de extensão desenvolvido de 2009 à 2014, de modo que se constitua como espaço de pesquisa.
- Desenvolver processos de criação a partir das questões que emergiram na etapa da pesquisa desenvolvida no doutorado, nas escolas. Assim, reelaborar a reflexão sobre tais questões a partir do “pensamento em termos de movimento”, do pensamento sensível dos corpos em ação (FALKEMBACH, 2005).
Metas:
- Criação de uma obra de dança sobre a questão do toque e do contato na constituição dos corpos-sujeitos.
- Apresentação da obra de dança em espaços acadêmicos, em escolas e comunidade.
- Escrita e publicação de artigo sobre o processo de criação e os conceitos que dali irão emergir.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
HIGOR ALENCAR DE CARVALHO818/10/201710/12/2018
MARIA BEATRIZ BORGES CONCEIÇÃO818/10/201710/12/2018
STEPHÂNIA FITARONI BATISTA LENGRUBER818/10/201710/12/2018

Página gerada em 28/03/2024 13:35:31 (consulta levou 0.041479s)