Nome do Projeto
Investimento direto estrangeiro em economias em desenvolvimento: um estudo dos efeitos de transbordamentos de produtividade na América Latina
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
30/10/2017 - 31/12/2020
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas - Administração - Negócios Internacionais
Resumo
Este estudo buscará analisar os efeitos de transbordamentos de produtividade do IDE nas economias Latino-Americanas. A medida de desempenho será a produtividade total dos fatores, neste estudo decomposta em eficiência técnica e eficiência tecnológica. Constituem-se objeto desta pesquisa as seguintes economias Latino- Americanas: (i) Argentina; (ii) Brasil; (iii) Chile; (iv) Colômbia; (v) Costa Rica; (vi) Equador; (vii) México; (viii) Peru; e (ix) Venezuela. As análises serão feitas por meio de Análise Envoltória de Dados (DEA) e o ajuste do modelo econométrico será feito por meio do Método dos Momentos Generalizados para um painel de dados de países da América Latina no período entre 1994 a 2014. As ações a serem desenvolvidas neste estudo ressaltam a importância da capacidade de absorção das EPLs e, portanto, de sua habilidade em reconhecer o valor de um novo conhecimento, a capacidade de assimilá-lo e de aplicá-lo. Os resultados da pesquisa permitirão identificar diversos desafios que apresentam-se aos governos da região, bem como destaca a necessidade de políticas industriais voltadas ao estabelecimento de uma trajetória sustentável de crescimento da produtividade.

Objetivo Geral

O presente estudo buscará responder à seguinte questão de pesquisa: Como se manifestam os efeitos de transbordamento de produtividade do IDE nas economias da América Latina? Constitui-se objetivo deste estudo investigar como se manifestam os efeitos de transbordamento de produtividade do IDE nas economias Latino- Americanas. Especificamente, buscar-se-á identificar o papel da presença estrangeira e da intervenção do Estado, por meio de política industrial sobre a PTF dos países da América Latina, neste estudo, decomposta em mudança técnica (EC) e mudança tecnológica (TC). Constituem-se objeto desta pesquisa as seguintes economias Latino-Americanas: (i) Argentina; (ii) Brasil; (iii) Chile; (iv) Colômbia; (v) Costa Rica; (vi) Equador; (vii) México; (viii) Peru; e (ix) Venezuela.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALINE BITTENCOURT PROCATH222/02/201831/12/2020
CARLA LOPES GODINHO222/02/201831/12/2020
SAMANTHA PLAMER LARROSSA1201/08/201831/07/2019

Página gerada em 28/03/2024 14:47:40 (consulta levou 0.060445s)