Nome do Projeto
Uso de medicamentos durante a gestação e lactação na coorte de nascimentos de Pelotas de 2015
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
06/11/2017 - 28/02/2020
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde - Saúde Coletiva
Resumo
O uso de medicamentos por mulheres durante a gestação e o período de amamentação é uma prática frequente. Considerando o fato de que o uso de fármacos não só na gestação, mas também no período anterior à concepção e durante a lactação podem influenciar negativamente a criança, a informação sobre o impacto do seu uso durante a vida reprodutiva é importante para todos. Existem evidências de que as mulheres em uso de medicamentos podem interromper a amamentação ou não consumir os fármacos de que necessitam por medo de expor o bebê ao medicamento através do leite materno. Tendo em vista estes aspectos, pretende-se realizar uma descrição dos medicamentos utilizados pelas mães dos participantes da Coorte de Nascimentos de Pelotas de 2015 durante a gestação, além de uma revisão da literatura sobre os possíveis malefícios do uso de ácido fólico no período pré-concepcional e gestacional e avaliar a relação entre uso de medicamentos com a iniciação e duração da amamentação.

Objetivo Geral

Objetivo geral

Descrever o uso dos medicamentos utilizados durante a gestação na Coorte de 2015, revisar as consequências negativas do uso de ácido fólico pelas gestantes (revisão de literatura) e analisar a relação entre o uso de medicamentos pela lactante e a iniciação e duração da amamentação.


Objetivos específicos

• Determinar a prevalência de uso de medicamentos pelas gestantes descrevendo o uso conforme grupos terapêuticos, trimestre de uso e prática de automedicação ou uso por prescrição.
• Classificar os medicamentos utilizados pelas mães durante a lactação, conforme critérios do Ministério da Saúde e descrever a relação entre o uso de medicamentos pelas mães e a duração da amamentação.
• Verificar a proporção de mães que deixam de amamentar em função dos medicamentos que estão usando e analisar quais os medicamentos que levaram a esta prática.
• Verificar a proporção de mães que deixam de usar os medicamentos de que precisam em função da amamentação e analisar quais os medicamentos que levaram a esta prática.
• Revisar a literatura sobre efeitos adversos e consequências negativas do uso de ácido fólico no período pré-concepcional e na gestação, tanto nas mães quanto nas crianças.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
BÁRBARA HEATHER LUTZ406/11/201728/02/2020

Fontes Financiadoras

Sigla / NomeValorAdministrador
Wellcome Trust FoundationR$ 7.113.000,00

Página gerada em 27/04/2024 02:20:11 (consulta levou 0.044520s)