Nome do Projeto
ESTUDOS EM HISTÓRIA DA ARTE: HISTORIOGRAFIA E ENSINO
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
10/12/2017 - 31/12/2019
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes - Artes - História da Arte
Resumo
O projeto de pesquisa ESTUDOS EM HISTÓRIA DA ARTE: HISTORIOGRAFIA E ENSINO pretende realizar busca do conhecimento no campo da História da Arte articulando dois sentidos: o sentido da investigação e escrita da história (utilizando as ferramentas teórico-metodológicas do historiador da arte), com ênfase na história da arte em Pelotas, e o sentido do ensino da história da arte, utilizando as ferrametas teóricas do ensino/aprendizagem e produção de material didático. Estes dois sentidos da pesquisa buscam contribuir e influir positvamente no conhecimento e reflexão a respeito da históra da arte e o seu ensino. A pesquisa, então, se dará na área da História da Arte, articulando a historiografia e o ensino da disciplina, de modo que se potencializem mutuamente. Durante os dois anos de vigência do projeto será realizado processo sistemático de construção do conhecimento nas áreas citadas e produção de material para socialização do conhecimento produzido. Como pesquisadora da área da História da Arte, em termos de investigação e produção textual a respeito da trajetória histórica da arte acontecida em Pelotas, verifico que o campo de estudo encontra-se ainda bastante em aberto, por isto a relevância de investigações na área, assim como o estudo de suas ligações com os contextos nacional e internacional. Este material seria importante para o aluno que realiza a graduação na UFPel, tanto para os que são da cidade quanto para os que vêm de fora e levarão as especificidades locais e regionais para enriquecer o conhecimento e auxiliar nas reflexões realizadas a respeito das questões do campo artístico em uma articulação enriquecedora com outros contextos assim como no contexto globalizado. Já como professora da área da História da Arte (lotada no curso de Artes Visuais Licenciatura do Centro de Artes/UFPel), identifico carência de material didático que satisfaça as necessidades de um ensino-aprendizagem sintonizado com as especificidades do mundo contemporâneo e que faça sentido dentro das questões da arte na atualidade, assim como com o perfil dos alunos do curso. As investigações a serem efetuadas dentro deste projeto de pesquisa pretendem ser relevantes para o avanço do conhecimento na área, contribuindo para sua sistematização e consolidação.

Objetivo Geral

O objetivo geral do trabalho de pesquisa é gerar novos conhecimentos e/ou corroborar ou refutar conhecimentos pré-existentes no campo da História da Arte - sua produção e seu ensino -, sempre com ênfase na História da Arte em Pelotas.

Realizar pesquisa a respeito do estado da arte, ou estado do conhecimento, da produção no campo da historiografia da arte em Pelotas.

Realizar investigações em busca de fontes -pesquisas de campo- a respeito da História da Arte em Pelotas e de outras localidades.

Escrever trabalhos - resumos, artigos - que constituam contribuição para a historiografia da arte pelotense (vida/obra de artistas que vivem/viveram ou trabalhem/trabalharam na cidade), e de outras localidades.

Realizar pequisa a respeito de métodos de ensino e dispositivos pedagógicos utilizados na área da Historia da Arte.

Propor dispositivos de ensino-aprendizagem e metodologias de ensino em História da Arte que contemplem as necessidades e estejam afinados com as novas abordagens do assunto educação/ensino-aprendizagem nos dias de hoje.

Publicar os resultados da pesquisa em periódicos da área e outros meios de divulgação.

Socializar os resultados das pesquisas em eventos da área, tanto dentro da UFPel quanto nos níveis local, regional e nacional.

Como produtos finais do projeto de pesquisa , ao invés de um produto único como a edição de um livro - que fecharia as opções de estudo, divulgação e cronograma -, produzir múltiplos trabalhos na área, em forma tanto de artigos e outros textos quanto em outras formas de mídia e material didático, incluindo as das modernas TICs (tecnologias de informação e comunicação) e a produção de material que possa servir de fonte de pesquisa para outros estudiosos da área, como vídeos e transcrição de entrevistas.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
JÉFERSON LUÍS DIAS DA SILVA210/12/201731/12/2018
LETICIA LIGORIO DA FONSECA NEVES326/11/201931/12/2019
LIVEA LUZEIRO DO CARMO326/11/201931/12/2019
LIZIANE ALDRIGHI LEMOS210/12/201731/12/2018
MARIELA CARDOSO CORRÊA326/11/201931/12/2019
MAURREN CARDOSO SANTOS210/12/201731/12/2018
RAQUEL AZAMBUJA SANTOS527/11/201931/12/2019

Página gerada em 19/04/2024 04:17:36 (consulta levou 0.092852s)