Nome do Projeto
Uso de técnicas de modulação e de estimadores de estados no controle da velocidade de motores elétricos
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
01/03/2018 - 15/01/2019
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Engenharias - Engenharia Elétrica - Automação Eletrônica de Processos Elétricos e Industriais
Resumo
Industrialmente o controle escalar é o método mais utilizado no acionamento de motores de indução trifásicos, por consequência da sua robustez e baixo custo. Entretanto, o controle é aplicado em malha aberta, método este que apresenta um desempenho inferior quando comparado ao controle em malha fechada, no qual é considerada a variação da carga aplicada no eixo do motor. O uso de sensores para a realimentação da velocidade eleva o custo de aquisição e manutenção do motor, além de modificar suas dimensões físicas. Uma possibilidade para a estimativa precisa da velocidade mecânica é o uso do estimador Filtro de Kalman Estendido. A técnica de controle direto do torque com modulação por vetores espaciais em conjunto com o estimador Filtro de Kalman Estendido, baseado no modelo matemático do motor, é uma possibilidade para o controle em malha fechada. Como opção a necessidade do modelo matemático do motor apresentam-se as redes neurais artificiais baseadas em métodos de treinamento.

Objetivo Geral

Objetivo Geral
Controlar a velocidade de motores elétricos utilizando estimadores no espaço de estados (Filtro de Kalman Estendido) e redes neurais artificiais, aplicando modulação PWM senoidal com controle escalar e modulação por vetores espaciais com controle vetorial.

Objetivos Específicos
Implementar um circuito de acionamento para o motor elétrico.
Realizar a aquisição da tensão e da corrente elétrica e da velocidade no eixo do motor.
Desenvolver um algoritmo de comando e controle na plataforma Arduino.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
JÔNATAS LEMUEL BISPO ZOTTIS401/03/201815/01/2019

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