Nome do Projeto
“Brincar e Se-Movimentar” pela Ginástica: Fundamentos Filosóficos, Pedagógicos e Lúdicos para a Educação Física na Educação Infantil
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
02/04/2018 - 02/04/2020
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde - Educação Física
Resumo
Devido à falta ou até mesmo o não aparecimento da Educação Física na Educação Infantil na região de Pelotas e sabendo da ausência de conteúdos definidos que auxilie a trabalhar com as crianças de mais tenra idade, buscando evitar a prática de esportes e movimentos repetidos na Educação Física Infantil, nos inspiramos na Ginástica, a partir de um livre “Se-Movimentar”. Desta forma, a partir de um estudo de bibliográfico, tem se por objetivo ampliar os conhecimentos sobre este conceito teórico-filosófico de Movimento Humano, procurando estabelecer propostas que possam justificar a presença do professor de Educação Física na Educação Infantil. Este projeto ainda se justifica pela intenção de propor alguns saberes da Educação Física e da Ginástica em um contexto ainda pouco abordado como o da Educação Infantil.
Objetivo Geral
-Desenvolver novos olhares e novos caminhos para a Educação Física na Educação Infantil na região dePeltas, buscando novas propostas e novas concepções de ensino, que busquem a compreensão de sujeitos na sua totalidade, relacionando-os a contextos socioculturais definidos.
-Contribuir para o desenvolvimento da criança a partir da apresentação de movimentos Ginásticos, com ênfase na ludicidade.
-Buscar novas possibilidades de atuação da Educação Física na Educação Infantil, mostrando a importância do professor de Educação Física neste espaço.
- Aprofundar conhecimentos teórico-filosóficos sobre as possibilidades das crianças brincarem e “Se-Movimentarem” e a Ginástica uma possibilidade para isso.
-Contribuir para o desenvolvimento da criança a partir da apresentação de movimentos Ginásticos, com ênfase na ludicidade.
-Buscar novas possibilidades de atuação da Educação Física na Educação Infantil, mostrando a importância do professor de Educação Física neste espaço.
- Aprofundar conhecimentos teórico-filosóficos sobre as possibilidades das crianças brincarem e “Se-Movimentarem” e a Ginástica uma possibilidade para isso.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
BRUNO DA COSTA DIAS | 5 | 02/04/2018 | 02/04/2020 |
MAGDA JORDANA ARMESTO LOPES | 5 | 02/04/2018 | 02/04/2020 |
MARINA KRAUSE WEYMAR | 5 | 02/04/2018 | 02/04/2020 |