Nome do Projeto
Clonagem e expressão do gene da glicoproteína D do herpesvírus equídeo tipo 1 em Pichia pastoris e avaliação de sua imunogenicidade
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
21/03/2019 - 21/12/2020
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Biológicas - Imunologia - Imunologia Aplicada
Resumo
Os herpesvírus vêm evoluindo juntamente com seus hospedeiros a pelo menos um bilhão de anos, distribuem-se mundialmente, são capazes de produzir infecções inaparentes e estabelecem latência, transformando seus hospedeiros em portadores permanentes. Já foram identificadas em torno de 130 espécies infectando aves, mamíferos e animais de sangue frio. Nos equinos, os herpesvírus equídeos tipos 1 e 4 são os mais importantes do ponto de vista clínico, epidemiológico e econômico, manifestando-se através de sinais respiratórios, neurológicos, abortamento e mortalidade perinatal, ocasionando severas perdas em nível mundial. Até o momento, as vacinas inativadas e atenuadas, utilizadas para o controle desses agentes, têm mostrado resultados questionáveis em relação ao período de proteção, estabelecimento de latência, proteção contra a doença neurológica e abortamentos. Alguns experimentos mostraram a importância da glicoproteína D (gD) do herpesvírus equídeo tipo 1 (EHV-1) na penetração e na disseminação célula-célula desse agente em células do hospedeiro, além do elevado potencial imunogênico. Vacinas de subunidades, utilizando a gD do EHV-1, em modelos murino e equino, revelaram resultados promissores. A levedura metilotrófica Pichia pastoris vem sendo bastante utilizada para expressão de proteínas heterólogas, em detrimento de outros sistemas de expressão, por ser de fácil manipulação genética, expressar proteínas heterólogas em níveis elevados, promover O- e N-glicosilação e processar sequências sinais com rapidez, facilidade e economia. Os objetivos deste projeto de pesquisa são: produção de uma vacina de proteína recombinante contra o EHV-1 e o desenvolvimento de um teste para diagnóstico de infecção pelo EHV-1 no formato de um ELISA indireto, utilizando a gD do EHV-1 recombinante expressa em Pichia pastoris.

Objetivo Geral

• Objetivo geral:
Produção de uma vacina de proteína recombinante contra o EHV-1.
• Objetivos específicos:
Clonagem e expressão do gene da glicoproteína D (gD) do EHV-1 em P. pastoris.
Desenvolvimento de um teste para diagnóstico de infecção pelo EHV-1 no formato de um ELISA indireto, utilizando a gD do EHV-1 recombinante.
Produção de uma vacina de proteína recombinante contra o EHV-1.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
MARCELO DE LIMA121/03/201920/12/2020
PAULO RICARDO CENTENO RODRIGUES821/03/201921/12/2020

Página gerada em 19/04/2024 16:45:42 (consulta levou 0.058547s)