Nome do Projeto
A atuação do Nutricionista na Rede Bem Cuidar do Município de Pelotas/RS
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
06/11/2017 - 20/12/2018
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas - Sociologia - Sociologia da Saúde
Resumo
Este estudo tem por objetivo central compreender a atuação do nutricionista da Rede Bem Cuidar, por meio das percepções e ações que vêm sendo desenvolvidas por este profissional da saúde, além de identificar os desafios e possibilidades de atuação em seu cotidiano de trabalho. Cumpre informar que a Rede Bem Cuidar se insere no contexto da Atenção Básica de Saúde do município de Pelotas/RS. O estudo parte-se da abordagem qualitativa do tipo exploratório e descritivo a fim de contribuir com pesquisas referentes ao tema da Nutrição no contexto da Atenção Básica à Saúde. Além disso, a pesquisa visa ao fomento do diálogo interdisciplinar entre Nutrição, Ciências Sociais e Saúde Pública. Assim o estudo pretende contribuir com a reflexão acerca de práticas e estratégias para a melhoria das ações em saúde.

Objetivo Geral

Partindo-se do pressuposto de que a Rede Bem Cuidar tem como aspecto central romper com conceitos e práticas decorrentes do modelo tradicional biomédico, problematiza-se: Como a Rede Bem Cuidar, por meio do profissional em nutrição, vem transformando novos conceitos em ações práticas na área da nutrição?

Parte-se da abordagem qualitativa do tipo exploratório e descritivo a fim de contribuir com pesquisas referentes ao tema proposto.
Para tanto, num primeiro momento, realizar-se-á pesquisa bibliográfica utilizando-se de fontes documentais (Diretrizes, Políticas, dentre outras normas orientadoras), a fim de contextualizar a Atenção Básica de Saúde do município de Pelotas e suas diretrizes. Após, num segundo momento, buscar-se-á completar as informações, realizando pesquisa empírica com aplicação de instrumento do tipo formulário em entrevista com sujeitos selecionados quais sejam: profissional nutricionista ou equipe de nutricionistas que compõem a Rede Bem Cuidar.
As informações coletadas serão submetidas à análise de conteúdo de recorte temático com base em Bardin (1977), visto que a análise de conteúdo compreende qualificar as vivências dos sujeitos, bem como suas percepções sobre determinado objeto e seus fenômenos. Operacionalmente, a análise temática de conteúdo, desdobra-se nas etapas de pré-análise, exploração do material e tratamento dos dados obtidos. (MINAYO, 2007).
A Etapa 1 da Pesquisa prevê a elaboração de roteiro de entrevistas organizado em quatro (4) categorias de análise da realidade, quais sejam: 1) Inserção do/a Nutricionista na Rede e Equipe; 2)Cotidiano de Trabalho; 3)Trabalho em Equipe; 4) Percepções sobre os desafios e as possibilidades na atuação profissional no contexto da Rede Bem Cuidar.
Assim, buscar-se-á compreender com esta pesquisa a atuação do/a profissional em nutrição na Rede Bem Cuidar, bem como seus desafios cotidianos no contexto da Saúde Pública, especialmente no contexto da Rede Bem Cuidar.


Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
JORDANA GRUTZMANN KICKOFEL206/11/201720/12/2018
JÉSSICA ARENA BANDEIRA206/11/201720/12/2018

Página gerada em 20/04/2024 10:27:24 (consulta levou 0.072523s)