Nome do Projeto
Ayahuasca, Xamanismo e Promoção de Saúde Integral: Processos de promoção de saúde em um grupo de praticantes do uso ritual do enteógeno
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
18/12/2017 - 31/12/2018
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas - Psicologia
Resumo
Ayahuasca é uma bebida psicoativa amazônica, considerada sagrada por muitos grupos, a qual tem despertado nas últimas décadas intenso interesse da comunidade e pesquisadores. O crescente aumento do acesso aos rituais de ayahuasca e a fundação de grupos ayahuasqueiros em países fora da América Latina, levanta questionamentos a respeito dos efeitos dessa planta psicoativa na saúde e na vida das pessoas. O presente estudo objetiva compreender de que modo o uso ritual da Ayahuasca contribui para a promoção de saúde integral em um grupo de praticantes do Instituto Xamânico Caminho do Arco Íris, em Pelotas/RS. No Brasil temos uma crescente disseminação de grupos ayahuasqueiros, onde as relações coletivas se mostram presentes no processo de uso ritualístico do chá. O relevo e potencialidade do estudo se situam na possibilidade de compreensão das redes de cuidados construídas pelos grupos de ayahuasqueiros em suas práticas rituais, expressas nos processos subjetivos compartilhados em grupo, bem como no modo como o coletivo desenvolve sua espiritualidade.

Objetivo Geral

Geral
Compreender de que modo o uso ritual da Ayahuasca contribui para a promoção de saúde integral em um grupo de praticantes do Instituto Xamânico Caminho do Arco Íris, em Pelotas/RS.

Específicos
• Refletir sobre os processos subjetivos individuais e coletivos produzidos a partir do uso ritual da ayahuasca;
• Enunciar influências da vivência coletiva na integralização individual da experiência com o chá;
• Sublinhar aspectos terapêuticos e de promoção de saúde integral no uso ritual de ayahuasca para um grupo de praticantes.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
PATRÍCIA MEDRONHA SOARES418/12/201731/12/2018

Fontes Financiadoras

Sigla / NomeValorAdministrador
Recursos própriosR$ 1.279,00

Página gerada em 25/04/2024 14:02:17 (consulta levou 0.060187s)