Nome do Projeto
Ocorrência de resíduos de antibióticos no leite recebido em três laticínios da região metropolitana de Palmas, Tocantins.
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
30/11/2017 - 28/02/2019
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Medicina Veterinária Preventiva
Resumo
A produção de alimentos de origem animal tem cada vez maior demanda devido ao alto valor biológico destes produtos. Com isso houve uma intensificação na criação de animais em áreas cada vez menores, tornando-os mais vulneráveis a doenças e intensificando a utilização de medicamentos veterinários, principalmente os antimicrobianos. Mastites e outras infecções em vacas leiteiras são tratadas com antibióticos e a utilização incorreta destes torna-se a principal causa da presença de resíduos de antimicrobianos no leite. A presença de antibióticos no leite pode provocar problemas, atuando sobre as bactérias do animal e/ou do ambiente, promovendo a seleção de bactérias resistentes, atuar como potencial na produção de tumores e alergias em humanos. Vários estudos realizados no Brasil demonstram a presença de resíduos de antimicrobianos em leite. No entanto, não há relatos de estudos no estado do Tocantins. Dessa forma, o objetivo deste trabalho é a detecção de resíduos de antibióticos no leite produzido na região metropolitana de Palmas - TO.

Objetivo Geral

 Avaliar a presença de resíduos de antimicrobianos em leite in natura recebido nos três laticínios da região metropolitana de Palmas, Tocantins.
 Caracterizar as propriedades rurais quanto à produção de leite e uso de
antimicrobianos em animais;
 Detectar a presença de resíduos de antimicrobianos no leite;
 Identificar os fatores associados à presença de resíduos de antimicrobianos no leite in natura produzido em propriedades rurais na região metropolitana de Palmas,
Tocantins;
 Verificar o conhecimento de produtores sobre o período de carência na utilização de
antimicrobianos no controle de mastite.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
CLÁUDIO LUIZ DAMÉ SAYÃO LOBATO1230/11/201728/02/2019

Página gerada em 23/01/2021 20:24:22 (consulta levou 0.076809s)