Nome do Projeto
Análise da qualidade do preparo biomecânico com técnica reciprocante realizado por operadores com e sem treinamento prévio em técnicas manuais de instrumentação
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
01/03/2018 - 01/08/2019
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde - Odontologia - Endodontia
Resumo
Serão coletados dentes molares inferiores recém extraídos, com indicação para extração por motivos não relacionados a esta pesquisa. Serão incluídos no estudo 50 molares inferiores extraídos sem tratamento endodôntico prévio, cáries, cracks ou reabsorções. Dentes com raízes mesiais apresentando canais convergentes no terço apical, e dentes com rizogênese incompleta serão descartados. Após abertura coronária, um instrumento do tipo K #10 será inserida no canal radicular até que a ponta do instrumento seja visível na saída do forame apical. Os canais radiculares serão instrumentados por dois grupos de operadores, classificados de acordo com sua experiência prévia em relação à técnica de instrumentação com limas manuais: Grupo 1 – composto por 5 estudantes de Odontologia sem nenhum treinamento ou conhecimento prévio em Endodontia; Grupo 2 – composto por 5 estudantes de Odontologia que já passaram pela disciplina de Endodontia, e foram previamente treinados quanto às técnicas manuais de instrumentação dos canais radiculares. Cada operador instrumentará um total de 10 canais radiculares. Serão instrumentados os canais mésio-vestibular (MV), e mésio-lingual dos molares inferiores; sendo os MV instrumentados pelos operadores do Grupo 1, e os canais ML pelos operadores do Grupo 2. Serão utilizados instrumentos Reciproc R25 (diâmetro #25, taper .08), introduzidos no canal radicular e gentilmente pressionados apicalmente, até que alcancem o comprimento de trabalho. Os canais serão secos com cones de papel absorvente e os dentes submetidos à nova análise em Micro-CT, para avaliação dos parâmetros previamente citados. Previamente ao preparo, os modelos em 3D e diversos parâmetros morfológicos dos canais mesio-vestibular e mesio-lingual (comprimento, volume e superfície) serão obtidos e avaliados. Nas imagens pós operatórias serão avaliados os seguintes parâmetros: manutenção do centro do canal radicular, redução do volume de dentina, ocorrência de transporte apical, de perda de comprimento de trabalho, desvios, perfurações e fraturas de instrumento.

Objetivo Geral

Avaliar a diferença existente na curva de aprendizado de estudantes com e sem experiência prévia com a instrumentação manual, no preparo dos canais radiculares utilizando o sistema reciprocante.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
LUCIANE GEANINI PENA DOS SANTOS223/04/201801/08/2019
LUCIANE GEANINI PENA DOS SANTOS201/03/201822/04/2018
VÍCTOR DE ORNELAS PERAÇA401/03/201801/08/2019

Página gerada em 20/04/2024 09:07:34 (consulta levou 0.040423s)