Nome do Projeto
Análise em microscopia confocal do efeito de medicações empregadas em endodontia regenerativa sobre o biofilme
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
01/05/2018 - 01/05/2020
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde - Odontologia - Endodontia
Resumo
O presente estudo tem como objetivo avaliar, in vitro, o efeito antimicrobiano de medicações utilizadas no tratamento endodôntico regenerativo sobre a dentina infectada com modelo multiespécies. Para isto, serão utilizadas pastas de hidróxido de cálcio, triantibiótica, triantibiótica modificada e diantibiótica, usadas por 7, 30 e 60 dias. Uma suspensão de biofilme misto será adicionada aos blocos de dentina, e os tubos serão centrifugados por dois ciclos de 5 minutos. Uma nova alíquota de suspensão bacteriana será adicionada a cada centrifugação. Após a centrifugação, os tubos serão incubados em BHI a 37o C, por 24 horas, para facilitar a recuperação das bactérias. Os espécimes serão novamente fixados no criotubo, como previamente descrito, e aleatoriamente divididos em 5 grupos: HC, TAP, TAPM, DAB e controle (sem tratamento). A superfície pulpar de cada espécime será recoberta com a medicação intracanal, de acordo com o grupo experimental. Os espécimes serão colocados em estufa pelos períodos experimentais de 7, 30 e 60 dias (n=3 para cada medicação/concentração/tempo experimental). Após a exposição aos agentes antimicrobianos, os espécimes serão fraturados verticalmente no centro do bloco, produzindo dois segmentos com duas superfícies expostas com túbulos dentinários visíveis no sentido longitudinal. Desta forma, um total de 162 superfícies serão analisadas em microscópio confocal de varredura a laser, para avaliação da viabilidade microbiana. A proporção de células vivas e mortas das superfícies dentinárias serão analisadas usando o Imaris 7.2 software (Bitplane Inc., St. Paul, USA). A proporção do volume da fluorescência vermelha em relação à fluorescência verde, indicam a proporção de células mortas.

Objetivo Geral

Objetivo Geral
Avaliar, in vitro, o efeito antimicrobiano de medicações utilizadas no tratamento endodôntico regenerativo, nsobre a inibição de biofilme misto.
Objetivos Específicos
Avaliar a atividade antimicrobiana da pasta triantibiótica, pasta triantibiótica modificada e , pasta diantibiótica e da pasta de hidróxido de cálcio (HC), usadas por 7, 30 e 60 dias.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
SAMANTHA RODRIGUES XAVIER201/05/201801/05/2020

Página gerada em 20/04/2024 04:58:11 (consulta levou 0.038834s)