Nome do Projeto
Milho Enlist voluntário: Nível de Dano econômico, controle e qualidade fisiológica de sementes de trigo e soja
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
20/02/2018 - 19/02/2020
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Agrárias - Agronomia
Resumo
A soja e o trigo são culturas de grande importância para a agricultura brasileira. O controle de plantas de milho voluntário na cultura da soja e trigo é fundamental para a obtenção de produtividades elevadas, principalmente por que as plantas de milho voluntário competem pelos recursos do ambiente prejudicando o crescimento e desenvolvimento das culturas. Com o surgimento da tecnologia Enlist™, que incorpora o Enlist™, como herbicida, somado a biotecnologia de sementes transgênicas tolerantes a 2,4-D, glyphosate e glufosinate para a soja; e, haloxifop para o milho, o controle de plantas daninhas tende a ser facilitado. Diante desta situação o surgimento de plantas de milho EnlistTM voluntário ocorrerá após o cultivo da primeira safra com sementes de milho transgênicas com a tecnologia EnlistTM. O objetivo desse estudo é avaliar o nível de dano econômico de milho EnlistTM voluntário, o controle e a qualidade fisiológica de sementes de trigo e soja produzidas. Para isso, serão realizados três experimentos instalados a campo, sendo que o primeiro visa avaliar o nível de dano econômico de milho Enlist™ na produção de grão de trigo. O segundo e o terceiro serão realizados para avaliar o controle de milho Enlist™ voluntário na produção de sementes de trigo e soja, respectivamente, sendo que em ambos os estudos serão realizadas análises da qualidade fisiológica de sementes de trigo e soja. Os resultados permitirão auxiliar no controle de plantas de milho EnlistTM voluntário e alteração na qualidade fisiológica de sementes de trigo e soja quando submetidas ao controle químico.

Objetivo Geral

Avaliar o nível de dano econômico de plantas de milho voluntário na produção de grão de trigo.
Avaliar a eficiência de diferentes herbicidas no controle de milho EnlistTM voluntário no trigo e soja.
Identificar o grau de sensibilidade de diferentes estádios fenológicos do milho EnlistTM voluntário à aplicação dos herbicidas.
Promover estratégias para controle de plantas voluntárias de milho Enlist™ na cultura do trigo e soja.
Estudar os efeitos das estratégias de controle de plantas voluntárias de milho EnlistTM, na qualidade fisiológica das sementes de soja e trigo.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALCIMAR SPÍNDOLA MAZON1020/02/201819/02/2020
ANDRÉS ANTONIO MONGE VARGAS120/02/201819/02/2020
GERI EDUARDO MENEGHELLO120/02/201819/02/2020

Página gerada em 16/04/2024 18:06:12 (consulta levou 0.046696s)