Nome do Projeto
Variabilidade genética e associações entre escores para características raciais, sexuais secundárias, aprumos e locomoção, umbigo e pigmentação ocular com medidas selecionadas nas raças Hereford e Braford
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
02/04/2018 - 31/03/2021
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Agrárias - Zootecnia - Genética e Melhoramento dos Animais Domésticos
Resumo
Atualmente existem características que não são incorporadas nos índices de seleção, mas são mensuradas e avaliadas em programas de melhoramento para que os criadores com objetivos mais específicos possam utilizá-las. Nos rebanhos a serem estudados, os animais são selecionados com base em um índice composto pelo potencial genético para o total materno na desmama, ganho de peso da desmama ao sobreano, peso ao sobreano, musculatura, estatura corporal e perímetro escrotal. De modo geral, essas são características estudadas e aperfeiçoadas em programas de melhoramento genético de bovinos de corte, pois são características de importância econômica e, portanto, obtidas rotineiramente. Entretanto, estudos com características consideradas como secundárias em programas de melhoramento, como os escores visuais para características raciais, sexuais secundárias, aprumos e locomoção, tamanho de umbigo e pigmentação ocular são essenciais na busca por animais que possuem genótipos mais produtivos e que ao mesmo tempo sejam adaptados ao meio ambiente. Essas características estão sendo utilizadas como medidas auxiliares na seleção e por criadores com objetivos específicos. Em termos práticos, com a execução da presente proposta serão geradas informações relevantes para a obtenção de animais com excelentes méritos genéticos não somente para o desempenho produtivo e reprodutivo, mas também para melhor funcionalidade e adaptação às condições ambientais em que serão criados, otimizando os custos de produção. Cabe destacar que na execução do presente projeto não será necessária a coleta de dados de animais, não havendo a necessidade de apreciação da proposta pela comissão de ética da instituição (Comissão de Ética em Experimentação Animal, CEEA-UFPel).

Objetivo Geral

O presente estudo será desenvolvido com o objetivo de avaliar geneticamente os escores visuais atribuídos para características raciais, características sexuais secundárias, aprumos e locomoção, tamanho de umbigo e pigmentação ocular e associá-los com as características que compõem o índice de qualificação genética (total materno a desmama, ganho de peso pós desmama até o sobreano, peso ao sobreano, perímetro escrotal ao sobreano, escore de musculatura e escore de estatura) e com o próprio índice utilizado na seleção de animais das raças Hereford e Braford.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
BRUNO BORGES MACHADO TEIXEIRA402/04/201831/03/2021
FABIO RICARDO PABLOS DE SOUZA102/04/201831/03/2021
JULIANA SALIES SOUZA2002/04/201831/03/2021

Fontes Financiadoras

Sigla / NomeValorAdministrador
CNPqR$ 1.500,00

Página gerada em 26/04/2024 10:32:04 (consulta levou 0.086379s)