Nome do Projeto
PERFIL DE PACIENTES PEDIÁTRICOS ENCAMINHADOS ÀS CLÍNICAS DA FACULDADE DE ODONTOLOGIA VIA UNIDADES BÁSICA DE SAÚDE DE PELOTAS/RS
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
21/03/2018 - 02/12/2019
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde - Odontologia - Odontopediatria
Resumo
O serviço municipal de saúde na cidade de Pelotas oferece atendimento odontológico à população por meio das Unidades Básicas de Saúde (UBS), porém os procedimentos de alta complexidade são encaminhados aos serviços de referência. O objetivo deste estudo foi o de avaliar o perfil sociodemográfico de crianças entre 0 e 12 anos de idade encaminhadas da atenção básica às Unidades de Clínica Infantil da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Pelotas para referência dos procedimentos de maior complexidade em odontopediatria. Será realizado um estudo retrospectivo do tipo transversal a partir de dados coletados das fichas de referência encaminhadas pelas UBSs e dos prontuários clínicos de pacientes que foram atendidos pelo serviço de referência no período de junho de 2015 até o momento atual. Os dados coletados das fichas de referência serão sexo, idade, data do encaminhamento e motivo principal. Já os dados obtidos dos prontuários odontológicos das crianças atendidas pelo serviço de referência incluíram renda familiar, escolaridade materna, data da primeira consulta, número de faltas, avaliação do comportamento e situação bucal na primeira consulta, tipo de procedimentos realizados durante o tratamento, média de dentes decíduos cariados, perdidos e obturados (ceo-d) e média de dentes permanentes cariados, perdidos e obturados (CPOD). Os dados foram digitados em uma planilha do Microsoft Excel e observados por meio de estatística descritiva.

Objetivo Geral

avaliar o perfil sociodemográfico de crianças entre 0 e 12 anos de idade encaminhadas da atenção básica às Unidades de Clínica Infantil da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Pelotas para referência dos procedimentos de maior complexidade em odontopediatria.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
LIZ GILL ARAUJO PEREIRA421/03/201821/05/2018
MARILIA LEAO GOETTEMS121/03/201802/12/2019

Página gerada em 25/04/2024 19:02:54 (consulta levou 0.050644s)