Nome do Projeto
AS PRÁTICAS DE ENSINO DA COMPOSIÇÃO MUSICAL EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR BRASILEIRAS
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
27/02/2018 - 31/03/2020
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes - Artes - Composição Musical
Resumo
O ensino da composição musical está presente em diversas instituições de ensino superior brasileiras. Com a consolidação dos cursos de graduação em música no Brasil a partir da década de 70, a formação de novos compositores no âmbito acadêmico ganhou importância e, progressivamente, vem ocupando mais espaço. Nos tempos atuais, a formação de compositores (especialmente dentro da chamada “música de concerto”) nas universidades adquiriu uma abrangência muito maior, como o locus do ensino da composição musical.
O estudo e a reflexão sobre o contexto nacional e, portanto, mais abrangente do ensino da composição musical é uma tarefa árdua e que - como sugere Velloso - deverá ser enfrentada coletivamente. É através da soma de esforços através de publicações com foco em experiências ou questões pontuais, bem como de pesquisas com olhares mais amplos e/ou transversais, que se poderão constituir as bases para um aprofundamento epistemológico sobre o ensino da composição musical no Brasil.
O foco da nossa pesquisa serão as práticas de ensino da composição musical em instituições de ensino superior brasileiras. Serão estudados os contextos e as práticas específicas do ensino da composição nos diversos cursos; suas metodologias, os possíveis vínculos com as diferentes tradições, os conteúdos programáticos de disciplinas e os critérios de avaliação.
Objetivo Geral
OBJETIVOS GERAIS
• Conhecer o panorama atual do ensino da composição nas IES brasileiras;
• Conhecer o estado-da-arte da pesquisa sobre o ensino da composição musical.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
• conhecer os conteúdos programáticos das disciplinas de composição: critérios, vínculos com as diversas tradições;
• conhecer as metodologias e critérios de avaliação da disciplina Composição;
• Conhecer o panorama atual do ensino da composição nas IES brasileiras;
• Conhecer o estado-da-arte da pesquisa sobre o ensino da composição musical.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
• conhecer os conteúdos programáticos das disciplinas de composição: critérios, vínculos com as diversas tradições;
• conhecer as metodologias e critérios de avaliação da disciplina Composição;
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
CARLOS WALTER ALVES SOARES | 3 | 27/02/2018 | 31/03/2020 |
CLAUDIO HORACIO VITALE | 3 | 05/02/2019 | 31/03/2020 |
Christian Lucas Teixeira | 3 | 27/02/2018 | 29/05/2018 |
FELIPE MERKER CASTELLANI | 3 | 25/09/2018 | 30/09/2019 |
GUSTAVO SOARES FERNANDES PIRES | 3 | 12/05/2019 | 31/03/2020 |
JAMES CORREA SOARES | 3 | 27/02/2018 | 30/08/2019 |
PABLO CID BEMBER | 3 | 27/02/2018 | 21/12/2018 |
POLYANA ROCHA DE OLIVEIRA SANTOS | 3 | 12/09/2018 | 27/03/2019 |