Nome do Projeto
Cultura Visual no Ensino de Artes Visuais – sentidos, práticas e experiências docentes
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
01/08/2018 - 01/08/2020
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes - Artes - Educação Artística
Resumo
“Cultura Visual no Ensino de Artes Visuais – sentidos, práticas e experiências docentes”, advêm dos questionamentos acerca da docência em Artes Visuais e as vivências profissionais e pessoais dos professores dessa área de conhecimento, em relação às visualidades contemporâneas. Os meios de comunicação de massa e o universo visual invadem nossas vivências cotidianas, influenciando-nos e definindo/desconstruindo identidades, num processo de transitoriedade e fluidez. Buscamos entender quais visualidades estão presentes nas práticas pedagógicas desenvolvidas pelos professores de Artes Visuais e que relações estabelecem entre as suas experiências pessoais e a cultura visual contemporânea. O referencial teórico pauta-se em Hernández (2000), Martins (2005) e Nóvoa (2003; 2004). A pesquisa, de abordagem qualitativa, é do tipo estudo de caso, onde serão investigados professores de Artes Visuais de escolas de Pelotas, RS, em seus campos de atuação. Como instrumentos de pesquisa utilizaremos questionários, entrevistas, observações de aula com registros escritos e fotográficos e estudo de materiais didáticos dos professores. Pretendemos possibilitar a reflexão acerca dos futuros docentes ou docentes atuantes na rede de ensino pelotense, identificando as relações que os professores de Artes Visuais estabelecem entre a cultura visual, seu ensino, sua profissão docente e vida pessoal.

Objetivo Geral

 Reconhecer visualidades utilizadas pelos professores nas aulas de Artes Visuais em seu cotidiano;
 Identificar ideias, sentidos e percepções que os professores têm sobre cultura visual e a relação com o seu ensino;
 Conhecer práticas pedagógicas dos professores de Artes Visuais em relação à cultura visual;
 Estabelecer relações das práticas pedagógicas desenvolvidas pelos professores com as suas vivências e experiências pessoais.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALESSANDRA GURGEL PONTES2001/03/202031/07/2020
ALESSANDRA GURGEL PONTES301/08/201829/02/2020
DENISE CASTANHA DE AVILA DE LEMOS301/08/201801/08/2020
FABIANA LOPES DE SOUZA301/08/201801/08/2020
FLÁVIA DEMKE ROSSI301/08/201801/08/2020
GIOVANNI FONSECA BOSICA2001/08/201929/02/2020
ISABEL CRISTINA PIRES DOS SANTOS301/08/201901/08/2020
ISABEL CRISTINA PIRES DOS SANTOS1201/08/201831/07/2019
JULIANA DE AVILA ULGUIM301/08/201801/08/2020
LETÍCIA DIAS DA SILVA301/08/201801/08/2020
LIBER DANIEL BERMUDÉZ MEDINA301/08/201801/08/2020
Laura Sacco dos Anjos Torres301/08/201801/08/2020
MARIO AUGUSTO MATEUS RAMALHO301/08/201801/08/2020
OCTAVIO BELES VIEIRA302/09/201801/08/2020
VERONICA DE LIMA2001/08/201931/07/2020

Página gerada em 04/12/2024 03:17:07 (consulta levou 0.054507s)