Nome do Projeto
DADOS SOBRE AQUISIÇÃO DA ESCRITA: FONOLOGIA E ORTOGRAFIA
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
01/10/2018 - 01/10/2020
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes - Linguística - Psicolinguística
Resumo
O presente projeto de investigação pretende dar continuidade a uma trajetória de pesquisa sobre aquisição da escrita que teve seu início em 2001. Em mais de 13 anos de investigação sobre a escrita das crianças dos anos iniciais, especialmente a partir de análises que contemplam a ortografia em suas possíveis relações com a fonologia, temos visado ao desenvolvimento de investigações cujo foco recai sobre os erros (orto)gráficos e sobre a busca de interpretações que nos permitam compreender as hipóteses das crianças e analisar a emergência do conhecimento lingüístico, sobretudo o fonológico, que subsidiam as escolhas gráficas feitas por elas. O investimento que temos feito na definição de categorias para classificação e interpretação dos erros produzidos nas escritas dos anos iniciais tem o intuito de definir sua natureza, isto é, se tais erros são motivados por dificuldades inerentes ao sistema ortográfico ou por aquelas relacionadas a aspectos da fonética e da fonologia da língua. Nossas pesquisas ampliarão seu escopo à medida que o efeito de variáveis tais como, o tipo de texto, a variedade e a quantidade vocabular e a consciência linguística sobre o desempenho ortográfico puderem ser avaliadas. Para tanto, definem-se os seguintes objetivos específicos: i) descrever os erros ortográficos produzidos por crianças brasileiras que frequentam os anos iniciais do ensino fundamental, em especial aqueles relacionados a aspectos fonético-fonológicos, dividindo-os em três grandes blocos: sílaba, segmento e segmentações não convencionais; ii) descrever a analisar a relação entre o tipo de erros encontrado e o tipo de texto analisado (narrativo, descritivo e argumentativo); iii) descrever e analisar estatisticamente dados referentes à extensão e variedade vocabular das crianças pesquisadas; iv) descrever e analisar dados relativos ao desenvolvimento de tarefas que visam avaliar habilidades fonológicas; v) verificar a existência ou não de relações entre o erro (orto)gráfico de base fonológica e o de segmentação da escrita com fatores tais como extensão e variedade vocabular e habilidades fonológicas; e vi) procurar, nos dados estudados, evidências que possam contribuir para com a discussão de fenômenos relevantes às discussões do campo da fonologia, bem como para aquelas referentes ao processo de aquisição ortográfica.
Objetivo Geral
• Descrever os erros ortográficos produzidos por crianças brasileiras que frequentam os anos iniciais do ensino fundamental, em especial aqueles relacionados a aspectos fonético-fonológicos, dividindo-os em três grandes blocos: sílaba, segmento e segmentações não convencionais.
• Descrever e analisar os erros (orto)gráficos encontrados em textos de diferentes tipos, produzidos por crianças dos cinco primeiros anos do Ensino Fundamental.
• Descrever e analisar estatisticamente dados referentes à extensão e variedade vocabular das crianças pesquisadas.
• Descrever e analisar dados relativos ao desenvolvimento de tarefas que visam avaliar habilidades fonológicas.
• Verificar a existência ou não de relações entre o erro (orto)gráfico de base fonológica e de segmentação da escrita com fatores tais como: tipo de texto, extensão e variedade vocabular e habilidades fonológicas.
• Procurar, nos dados estudados, evidências que possam contribuir para com a discussão de fenômenos relevantes às discussões do campo da fonologia bem como para aquelas referentes ao processo de aquisição da ortografia.
• Descrever e analisar os erros (orto)gráficos encontrados em textos de diferentes tipos, produzidos por crianças dos cinco primeiros anos do Ensino Fundamental.
• Descrever e analisar estatisticamente dados referentes à extensão e variedade vocabular das crianças pesquisadas.
• Descrever e analisar dados relativos ao desenvolvimento de tarefas que visam avaliar habilidades fonológicas.
• Verificar a existência ou não de relações entre o erro (orto)gráfico de base fonológica e de segmentação da escrita com fatores tais como: tipo de texto, extensão e variedade vocabular e habilidades fonológicas.
• Procurar, nos dados estudados, evidências que possam contribuir para com a discussão de fenômenos relevantes às discussões do campo da fonologia bem como para aquelas referentes ao processo de aquisição da ortografia.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ALESSANDRA DUARTE MATOSO | 20 | 01/10/2018 | 01/10/2019 |
DANIELI DIAS DA SILVA | 4 | 12/06/2019 | 01/10/2020 |
DIANDRA DONINI FERNANDES | 20 | 01/08/2020 | 01/10/2020 |
DIANDRA DONINI FERNANDES | 20 | 01/08/2019 | 30/11/2019 |
FRANCIELE COLLOVINI TAVARES MIRANDA | 12 | 01/10/2018 | 30/03/2019 |
LAIS RIBEIRO SOLER | 12 | 01/09/2018 | 21/12/2018 |
LISSA PACHALSKI | 12 | 12/06/2019 | 01/10/2020 |
LORENZO STEINHORST RICHETTI | 20 | 01/12/2019 | 31/07/2020 |
LUANDA ALVARIZA GOMES NEY | 6 | 01/10/2018 | 30/08/2019 |
Luciana Patricia Schumacher Eidelwein | 6 | 01/10/2018 | 01/10/2020 |
MARCELÍ TESSMER BLANK | 6 | 01/10/2018 | 10/09/2019 |
MARIANA MÜLLER DE ÁVILA | 12 | 01/10/2018 | 01/10/2020 |
NATHALIA VITÓRIA REINEHR | 20 | 01/12/2019 | 31/07/2020 |
TAMIRES PEREIRA DUARTE GOULART | 4 | 12/06/2019 | 01/10/2020 |