Nome do Projeto
Intersexualidade e psicologia
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
15/05/2018 - 31/12/2018
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas - Psicologia
Resumo
O termo intersexualidade abrange variadas condições nas quais as pessoas nascem com características de ambos os sexos, seja relacionadas à anatomia sexual e/ou aos órgãos reprodutivos e genitais. O sujeito intersex apresenta um corpo que não se enquadra nas conhecidas definições de um corpo propriamente masculino ou feminino. A partir disso, o objetivo desta pesquisa é verificar de que forma a Psicologia tem estudado a intersexualidade no Brasil nos últimos 10 anos. Será realizada uma revisão sistemática nas bases de dados PsycINFO, PubMed/MedLine, BVS, LILACS, PePSIC e SciELO. A busca será feita pelos descritores “intersexualidade OR intersex OR hermafroditismo AND psicologia”. Os dados extraídos para seleção e análise dos artigos serão: ano de publicação, autores, filiação dos autores, área de atuação, resumo, objetivo, método e conteúdo. Em relação ao conteúdo serão analisados os estudos que discutem o melhor momento do ciclo vital para a realização do procedimento cirúrgico e os aspectos psicológicos neles envolvidos, a realização do registro de nascimento de crianças intersexuadas, questões de gênero e intersexualidade e artigos que apresentem os diferentes métodos de tratamento e suas vantagens e desvantagens. Após esta seleção e avaliação dos artigos será realizada a síntese e a interpretação dos dados. A síntese será narrativa, serão definidas categorias lógicas de comparação dos resultados dos estudos, apresentando suas diferenças e similaridades.

Objetivo Geral

Objetivo Geral:
Verificar de que forma a Psicologia tem estudado a Intersexualidade no Brasil nos últimos 10 anos.

Objetivos Específicos:
• Verificar em qual fase do desenvolvimento humano as intervenções para definição de sexo em intersex acontecem com maior frequência no Brasil;
• Analisar na teoria as relações e diferenças entre gênero e intersexualidade;
• Identificar os desafios e possibilidades para intersexuais submetidos às diferentes formas de tratamentos médicos;
• Avaliar os aspectos psicológicos envolvidos na definição de sexo de intersexuais realizada nas diferentes fases do desenvolvimento humano.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
AMANDA DE ALMEIDA SCHIAVON1015/05/201831/12/2018
JANINE PESTANA CARVALHO215/05/201831/12/2018

Página gerada em 26/04/2024 23:11:11 (consulta levou 0.061855s)