Nome do Projeto
Leituras do drama contemporâneo
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
02/08/2018 - 01/08/2019
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes - Artes - Teatro
Resumo
O presente projeto tem como objetivo ampliar o entendimento acerca da literatura dramática contemporânea, considerando-se como ponto de partida as últimas décadas do século XX e estendendo-se até os dias atuais. Partindo do pressuposto sobre a importância de valorizar a dramaturgia no escopo da pesquisa da área teatral do Curso de Teatro-Licenciatura da UFPel, o estudo visa debruçar-se sobre os principais conceitos que norteiam a literatura dramática do período citado, entre eles o do pós-dramático, elaborado por Hans Thies Lehmann; explorar peças teatrais de autores nacionais e internacionais, analisando-as minuciosamente, compreendendo sua poética e suas peculiaridades e relacionando-as às ideias teóricas investigadas; e, por fim, aumentar o alcance da pesquisa, através de leituras dramáticas apresentadas sistematicamente à comunidade acadêmica. O projeto compõe o Grupo de Pesquisa da Plataforma Lattes – CNPq intitulado “Teatro: histórias e dramaturgias”, na linha de pesquisa “Dramaturgia: estudos e leituras”.
Palavras-chave: teatro contemporâneo; literatura dramática; dramaturgia contemporânea; pós-dramático; leitura dramática.
Objetivo Geral
A pesquisa tem como objetivos e metas a serem alcançados:
• Contribuir aos estudos propostos pelo Grupo de Pesquisa da Plataforma Lattes – CNPq intitulado “Teatro: histórias e dramaturgias”, em especial na linha de pesquisa “Dramaturgia: estudos e leituras”;
• Estudar as características da literatura dramática contemporânea: conceitos, poética e peculiaridades;
• Realizar coletivamente a escolha de um qorpus de peças teatrais para estudo;
• Ampliar os estudos acerca de autores da literatura contemporânea, no que diz respeito às suas biografias e características gerais de sua obra dramática;
• Analisar minuciosamente as peças teatrais selecionadas no qorpus após sua leitura coletiva no pequeno grupo;
• Relacionar os conceitos acerca da dramaturgia contemporânea às peças teatrais estudadas no qorpus;
• Investigar as diferentes possibilidades de realização de leituras dramáticas, com exploração de espaços diversos;
• Ampliar os conhecimentos em atuação para leitura dramática: breves estudos de corpo e voz;
• Apresentar leituras dramáticas das peças selecionadas à comunidade acadêmica;
• Incentivar a leitura de peças teatrais junto aos alunos, tanto os colaboradores, quanto os demais do Curso de Teatro-Licenciatura;
• Ampliar as possibilidades de escolha de peças teatrais para os alunos do curso de Teatro-Licenciatura junto às disciplinas que envolvem montagem e encenação, visto que terão maior repertório conhecido;
• Ampliar os estudos acerca dos rumos da escrita dramática na atualidade;
• Estabelecer contato direto com dramaturgos ainda em produção, visando intercâmbio de ideias entre as obras por eles produzidas e os estudos realizados no grupo sobre elas;
• Refletir sobre a literatura dramática em nossa sociedade relacionando-a ao contexto político e social de nossa época;
• Produzir estudos e reflexões sob a forma de artigos e apresentações de trabalho acerca do tema da pesquisa.
• Contribuir aos estudos propostos pelo Grupo de Pesquisa da Plataforma Lattes – CNPq intitulado “Teatro: histórias e dramaturgias”, em especial na linha de pesquisa “Dramaturgia: estudos e leituras”;
• Estudar as características da literatura dramática contemporânea: conceitos, poética e peculiaridades;
• Realizar coletivamente a escolha de um qorpus de peças teatrais para estudo;
• Ampliar os estudos acerca de autores da literatura contemporânea, no que diz respeito às suas biografias e características gerais de sua obra dramática;
• Analisar minuciosamente as peças teatrais selecionadas no qorpus após sua leitura coletiva no pequeno grupo;
• Relacionar os conceitos acerca da dramaturgia contemporânea às peças teatrais estudadas no qorpus;
• Investigar as diferentes possibilidades de realização de leituras dramáticas, com exploração de espaços diversos;
• Ampliar os conhecimentos em atuação para leitura dramática: breves estudos de corpo e voz;
• Apresentar leituras dramáticas das peças selecionadas à comunidade acadêmica;
• Incentivar a leitura de peças teatrais junto aos alunos, tanto os colaboradores, quanto os demais do Curso de Teatro-Licenciatura;
• Ampliar as possibilidades de escolha de peças teatrais para os alunos do curso de Teatro-Licenciatura junto às disciplinas que envolvem montagem e encenação, visto que terão maior repertório conhecido;
• Ampliar os estudos acerca dos rumos da escrita dramática na atualidade;
• Estabelecer contato direto com dramaturgos ainda em produção, visando intercâmbio de ideias entre as obras por eles produzidas e os estudos realizados no grupo sobre elas;
• Refletir sobre a literatura dramática em nossa sociedade relacionando-a ao contexto político e social de nossa época;
• Produzir estudos e reflexões sob a forma de artigos e apresentações de trabalho acerca do tema da pesquisa.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
BRENDA SENEME GOBBI | 6 | 02/08/2018 | 01/08/2019 |
GABRYEL PIONER | 8 | 01/09/2018 | 01/08/2019 |
JOÃO VITOR SOARES | 3 | 02/08/2018 | 01/08/2019 |
KELVIN MARUM MACHADO | 4 | 07/06/2019 | 01/08/2019 |
LORENA GOULART ZANETTI | 6 | 02/08/2018 | 01/08/2019 |
MARIO CELSO PEREIRA JUNIOR | 6 | 02/08/2018 | 31/12/2018 |
MILENA DE CASTRO VAZ | 4 | 07/06/2019 | 01/08/2019 |
NICOLAS BEIDACKI | 6 | 02/08/2018 | 01/06/2019 |
SAMARA COUTINHO MACHADO | 4 | 07/06/2019 | 01/08/2019 |