Nome do Projeto
Diário Popular de Pelotas - RS: a forma gráfica de um projeto editorial
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
30/04/2018 - 30/04/2020
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas - Comunicação - Comunicação Visual
Resumo
A pesquisa tem como objetivo geral identificar as transformações gráficas e editoriais do jornal Diário Popular de Pelotas ao longo de sua história, tensionando como estas se relacionam com o caráter local do periódico e as mudanças contextuais e tecnológicas que incidem sobre a publicação. Os procedimentos metodológicos baseiam-se no modelo apresentado por Fonseca, Gomes e Campos (2016) para investigações no âmbito da história do design a partir de materiais impressos. Abrangem a aproximação do pesquisador do contexto sócio-histórico do impresso a partir de pesquisa bibliográfica e documental e análise gráfica do periódico em si. O corpus de análise parte das edições de aniversário do jornal publicadas a cada início de década, além de outras 5 edições consideradas relevantes no levantamento de pré-análise realizado, o que resultou em total de 18 edições, avaliadas em seus aspectos editoriais (capa, editorias, colunas e seções especiais, suplementos e cadernos especiais) e gráficos (suporte, formato, grid, o nome do jornal, tipografia e imagens). Propõem-se a ampliação de tal corpus, a partir dos dados que emergirem do campo. Observa-se que a construção de uma identidade editorial e gráfica do jornal passa por sua relevância em um contexto local regional de circulação e pela maneira como constantemente renova o contrato de leitura que estabelece com seu público há mais de 100 anos. E são as pistas de tal construção que emergem visualmente da análise empreendida.

Objetivo Geral

A pesquisa tem como objetivo geral identificar as transformações gráficas e editoriais do jornal Diário Popular de Pelotas ao longo de sua história, tensionando como estas se relacionam com o caráter local do periódico e as mudanças contextuais e tecnológicas que incidem sobre a publicação.
Os objetivos específicos são:
- fazer um levantamento histórico acerca da trajetória do DP, colocando-a em perspectiva com o desenvolvimento da imprensa e do design gráfico editorial brasilei-ro;
- identificar e registrar diferentes momentos do planejamento gráfico da publicação, observando as principais transformações no período avaliado;
- analisar como princípios do jornalismo local regional se relacionam à identidade editorial e gráfica do periódico ao longo do tempo
- perceber até que ponto o design pode servir como ferramenta na manutenção da relação do veículo com seu público, diante do novo contexto comunicacional que se apresenta;
- articular a dimensão comercial do jornal, às dimensões institucional e editorial;
- aprofundar a análise gráfica de cada uma das categorias levantadas;
- aprofundar as pesquisas acerca dos personagens responsáveis por dar forma ao DP;
- avaliar a relação entre a versão impressa, o site e o aplicativo do jornal, no que tange aos aspectos visuais e editoriais.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
FELIPE TEIXEIRA BRANDÃO430/04/201830/04/2020
GABRIEL ARENA CABRAL430/04/201830/04/2020
HELENA DE ARAUJO NEVES130/04/201830/04/2021
LETÍCIA CRISTINA BENTO DOS SANTOS430/04/201830/04/2020
NADIA MIRANDA LESCHKO130/04/201830/04/2021
SOFIA ARRUDA GUCCIONE430/04/201830/04/2020
SUÉLEN LULHIER DA SILVA430/04/201830/04/2020

Página gerada em 28/03/2024 23:36:27 (consulta levou 0.158194s)