Nome do Projeto
Teatro e educação entre Brasil e Itália: modelos, processos e formação
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
02/05/2019 - 31/12/2019
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes - Artes - Teatro
Resumo
Esse projeto de pesquisa tem como objetivo central investigar de modo comparativo os modelos educacionais em teatro (no ensino formal e informal) na Itália e no Brasil. Assim, pretende-se estabelecer relação de parceria internacional com pesquisadores, professores, artistas e universidades italianos e promover a troca de conhecimentos e experiências nos âmbitos didático e acadêmico no campo das artes da cena, mais especificamente das pedagogias do teatro. Para tanto, lançaremos mão de metodologias qualitativas de construção de dados (observação participante, entrevistas, depoimentos, grupos focais, etc.) e da análise documental (de materiais de natureza diversa como registros escritos, documentos oficiais, livros, vídeos, fotografias, folhetos, etc.).

Objetivo Geral

1. Pesquisar os modelos de desenvolvimento das relações entre teatro e educação, ou seja, as pedagogias do teatro, na Itália e no Brasil, explorando-os de modo comparativo.
2. Estabelecer relações de cooperação internacional com universidades, pesquisadores e artistas-pedagogos italianos que se dedicam ao teatro e à educação.
3. Investigar a formação de educadores sociais em teatro na Itália, através do acompanhamento do curso de alta formação da Universidade Católica de Milão, e pensar em transposições didáticas aplicadas à realidade brasileira.
4. Refletir sobre os modelos de formação inicial e continuada e a atuação profissional de professores e de pedagogos que desenvolvam trabalhos com teatro no âmbito do ensino formal e informal (escolas e comunidade) no Brasil e na Itália.
5. Proporcionar intercâmbios entre alunos, professores e egressos do curso de Teatro da UFPel com os parceiros italianos.
6. Divulgar na Itália o trabalho desenvolvido na UFPel na formação de professores de teatro, em teatro social ou comunitário e nas mais diversas facetas da pedagogia do teatro.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
GRAZIELLE RAMOS BESSA801/07/201701/05/2019
MÁRCIO PAIM MARIOT801/07/201701/05/2019

Página gerada em 16/04/2024 02:56:34 (consulta levou 0.069387s)