Nome do Projeto
Arquitetura e Urbanismo na América Latina: inventário crítico da produção contemporânea
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
01/06/2018 - 31/12/2019
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas - Arquitetura e Urbanismo - Fundamentos de Arquitetura e Urbanismo
Resumo
A produção contemporânea de Arquitetura e Urbanismo desenvolvida nos países da América Latina ainda segue como uma referência distante do debate brasileiro. Seus fundamentos, desenvolvimento histórico e particularidades locais vem sendo pouco explorados, tanto no meio acadêmico quanto no circuito da atuação profissional. Desse modo, o presente projeto de pesquisa busca recuperar, através da construção de um inventário de projetos, experiências que possibilitem o fortalecimento das conexões entre universos tão próximos e ao mesmo tempo tão distantes. Para tanto, pretende explorar criticamente, a partir destes projetos, a constituição das expressividades locais, os conflitos e convergências entre as culturas e etnias presentes no território, o papel do subdesenvolvimento no processo de formulação destas experiências e as particularidades observadas na produção de Arquitetura e Urbanismo nos territórios de fronteira.

Objetivo Geral

OBJETIVO GERAL

Recuperar e analisar criticamente aspectos centrais do processo de produção de Arquitetura e Urbanismo na América Latina ao longo do séc. XX e primeiras décadas do séc. XXI, tomando como pressupostos os limites históricos impostos pelo passado colonial e a multiplicidade étnica e cultural característica da história do continente.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Reconhecer e analisar os fundamentos econômicos, políticos, sociais e técnicos que determinaram as formas pelas quais o processo de produção de Arquitetura e Urbanismo se desenvolveu dentro do período estudado.
Identificar os conflitos entre as diferentes matrizes culturais presentes no continente e o seu papel na definição das expressividades locais.
Refletir a respeito da definição de subdesenvolvimento e suas implicações no processo de produção de Arquitetura e Urbanismo.
Identificar as particularidades da reflexão e produção de Arquitetura e Urbanismo desenvolvida a partir dos territórios de fronteira.
Selecionar projetos de Arquitetura e Urbanismo desenvolvidos na América Latina ao longo de séc. XX e primeiras décadas do séc. XXI que tenham abordado e incorporado de forma consistente os aspectos sociais, políticos, econômicos, culturais e étnicos vigentes no continente.
Selecionar autores e textos teóricos e críticos que discutam especificamente questões relativas à produção contemporânea de Arquitetura e Urbanismo na América Latina.
Contribuir na construção de conteúdos relacionados à disciplina de graduação Teoria e História VI - Arquitetura Latino Americana e Brasileira, oferecida semestralmente pelo Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFPel.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ADRIANO BELLO VÁZQUEZ NEVES101/06/201831/12/2019
BRUNA BERGAMASCHI TAVARES101/06/201831/12/2019
CELIA HELENA CASTRO GONSALES201/06/201831/12/2019
MATHEUS LUZ DA COSTA101/06/201831/12/2019
THOMAZ DUFAU PEREIRA DA SILVA201/06/201831/12/2019

Página gerada em 25/04/2024 13:33:29 (consulta levou 0.062410s)