Nome do Projeto
DESIGN ESTRATÉGICO: GESTÃO, MARKETING E EMPREENDEDORISMO COMO ALIADOS ÀS PESQUISAS E AOS PROJETOS EM DESIGN
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
01/09/2018 - 01/09/2020
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes - Artes
Resumo
Este projeto de pesquisa nasceu ao observar os tipos de pesquisa que eu venho orientando – em especial os trabalhos de conclusão de curso – que abordam conhecimento que eu ministro em sala de aula, quais sejam: Marketing, a Gestão e o Empreendedorismo. Áreas extremamente próximas e complementares ao Design. E, quando usadas associadas aos preceitos do Design, acabam por tornar os projetos desenvolvidos pelos acadêmicos muito mais estratégicos. Sendo assim, este projeto de pesquisa, terá o intuito de reunir esses acadêmicos em torno de discussões comuns; para estimulá-los pelo fazer científico e também para produzir conhecimento em áreas que só acrescentam conhecimentos necessários ao Design. Criar este projeto de pesquisa preenche uma lacuna existente nos cursos de Design – uma vez que pretende ampliar as discussões de sala de aula transportando-as para pesquisas reais de mercado. A minha intenção, portanto, é aproximar os conceitos de sala de aula a objetos de pesquisa reais – que serão investigados pelos acadêmicos sob a minha orientação.
Objetivo Geral
Objetivo Geral: Estimular pesquisas no campo do Design Gráfico e do Design Digital que utilizem preceitos de campos de conhecimento que podem ser complementares, tais como: o Marketing, a Gestão do Design e o Empreendedorismo.
Objetivos específicos:
- Utilizar metodologias de projeto específicas do campo do Design para desenvolver projetos práticos associando-os às investigações científicas;
- Qualificar os estudos que contemplem o Design Estratégico;
- Organizar artigos científicos que discutam a metodologia; os dados; os resultados e as análises obtidas nas diferentes pesquisas;
- Propiciar aos acadêmicos de graduação dos cursos de Design Gráfico e Digital a inserção no âmbito da pesquisa científica;
- Realizar a integração e a troca de experiências de pós-graduandos (que foram orientados pela coordenadora do projeto) com alunos de graduação por meio da realização de uma pesquisa conjunta;
- Permitir aos pesquisadores envolvidos fazer investigações longitudinais, incluindo, assim, um longo período de investigação para objetos mais complexos;
- Estimular pesquisas que resultem em produtos inovadores.
Objetivos específicos:
- Utilizar metodologias de projeto específicas do campo do Design para desenvolver projetos práticos associando-os às investigações científicas;
- Qualificar os estudos que contemplem o Design Estratégico;
- Organizar artigos científicos que discutam a metodologia; os dados; os resultados e as análises obtidas nas diferentes pesquisas;
- Propiciar aos acadêmicos de graduação dos cursos de Design Gráfico e Digital a inserção no âmbito da pesquisa científica;
- Realizar a integração e a troca de experiências de pós-graduandos (que foram orientados pela coordenadora do projeto) com alunos de graduação por meio da realização de uma pesquisa conjunta;
- Permitir aos pesquisadores envolvidos fazer investigações longitudinais, incluindo, assim, um longo período de investigação para objetos mais complexos;
- Estimular pesquisas que resultem em produtos inovadores.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
AMANDA MAZEO | 1 | 22/05/2017 | 31/08/2018 |
AUGUSTO GOWERT TAVARES | 1 | 22/05/2017 | 31/08/2018 |
CAROLINE COUSEN MOR | 1 | 22/05/2017 | 31/08/2018 |
DESIRÉE FREITAS DOS SANTOS | 1 | 22/05/2017 | 31/08/2018 |
INGRID FABÍOLA GONÇALVES | 1 | 22/05/2017 | 31/08/2018 |
JOANNA DE OLIVEIRA BORGES VOLOSKI | 12 | 01/08/2018 | 31/07/2019 |
JULIA LIMA DA SILVA | 20 | 01/08/2019 | 31/07/2020 |
LUIZA KOVALSCKI SILVA | 1 | 22/05/2017 | 31/08/2018 |
MARIANA SCHMIDT PESSOA DE BARROS | 1 | 22/05/2017 | 31/08/2018 |
RODOLFO MIGUEL SOBRINHO | 1 | 01/09/2018 | 01/09/2020 |