Nome do Projeto
Coorte ESEF UFPel
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
02/05/2018 - 02/05/2022
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde - Educação Física
Resumo
Uma vez que os benefícios da atividade física para a saúde estão bem documentados na literatura, é essencial que haja uma melhor compreensão do comportamento ativo em diferentes tipos de populações. Neste sentido, investigações com estudantes universitários vem se tornando alvo de diversos estudos da área da saúde, tentando observar e identificar fatores que possam afetar os hábitos de vida destes indivíduos. Porém, ainda são escassos os estudos longitudinais com esse tipo de amostra, assim, o objetivo do presente estudo é de verificar o nível de atividade física e os fatores associados em estudantes de Educação Física de uma universidade do sul do país no decorrer do período universitário. Para isso, um estudo do tipo coorte será realizado, acompanhando os estudantes ano a ano, desde o período de ingresso na universidade até o último ano de graduação. Para a coleta do principal desfecho de interesse será utilizado o International Physical Activity Questionnaire (IPAQ) versão longa, sendo analisados os dados referentes aos domínios de lazer e deslocamento. As coletas serão referentes aos períodos de 2013/2 a 2017/2, configurando, os quatro anos necessários para que um aluno regular se gradue. As variáveis independentes avaliadas serão do tipo sociodemográficas (sexo, idade, cor da pele, situação conjugal, filhos, moradia), econômicas (sustento financeiro, renda), nutricional (índice de massa corporal), ensino (curso superior; tipo de instituição de ensino médio, percepção das aulas de Educação Física no ensino médio, nível de motivação com o curso superior), comportamentais (tabagismo, consumo de álcool). Por fim, será realizada a comparação dos diferentes períodos de graduação, bem como a comparação entre os distintos cursos de Educação Física da universidade (licenciatura diurno, licenciatura noturno, bacharelado diurno). Para análise cientifica, o plano proposto será definido pelas seguintes etapas: inicialmente será realizada a análise descritiva de todas as variáveis coletadas, com cálculos de medida de tendência central e dispersão para os dados numéricos e proporções para os dados categóricos. A seguir serão realizadas as análises bivariadas, onde será calculada a frequência de ativos conforme grupos das variáveis independentes. A diferença de proporções será avaliada por meio dos testes de Qui-quadrado para heterogeneidade e tendência e as diferenças entre as coletas pré e pós entre cada curso (pareado) verificada por meio do teste de McNemar.

Objetivo Geral

Verificar o nível de Atividade Física e os fatores associados em estudantes de Educação Física de uma Universidade do Sul do país no decorrer do período universitário

Objetivos específicos
• Verificar o nível de AF total dos estudantes regulares nos cursos de licenciatura (diurno e noturno) e bacharelado ingressos em 2013/2 e 2014/1 no decorrer do período universitário;
• Verificar o nível de AF no lazer dos estudantes regulares nos cursos de licenciatura (diurno e noturno) e bacharelado ingressos em 2013/2 e 2014/1 no decorrer do período universitário;
• Verificar o nível de AF no deslocamento dos estudantes regulares nos cursos de licenciatura (diurno e noturno) e bacharelado ingressos em 2013/2 e 2014/1 no decorrer do período universitário;
• Comparar o nível de AF total dos estudantes matriculados no curso de licenciatura noturno ingressos em 2013/2 no decorrer do período universitário;
• Comparar o nível de AF no lazer dos estudantes matriculados no curso de licenciatura noturno ingressos em 2013/2 no decorrer do período universitário;
• Comparar o nível de AF no deslocamento dos estudantes matriculados no curso de licenciatura noturno ingressos em 2013/2 no decorrer do período universitário;
• Comparar o nível de AF total dos estudantes matriculados no curso de licenciatura diurno ingressos em 2014/1 no decorrer do período universitário;
• Comparar o nível de AF no lazer dos estudantes matriculados no curso de licenciatura diurno ingressos em 2014/1 no decorrer do período universitário;
• Comparar o nível de AF no deslocamento dos estudantes matriculados no curso de licenciatura diurno ingressos em 2014/1 no decorrer do período universitário;
• Comparar o nível de AF total dos estudantes matriculados no curso de bacharelado ingressos no período 2014/1 no decorrer do período universitário;
• Comparar o nível de AF no lazer dos estudantes matriculados no curso de bacharelado ingressos no período 2014/1 no decorrer do período universitário;
• Comparar o nível de AF no deslocamento dos estudantes matriculados no curso de bacharelado ingressos no período 2014/1 no decorrer do período universitário;
• Comparar os resultados do nível de AF total entre os cursos de licenciatura (diurno e noturno) e bacharelado no decorrer do período universitário;
• Comparar os resultados do nível de AF no lazer entre os cursos de licenciatura (diurno e noturno) e bacharelado no decorrer do período universitário;
• Comparar os resultados do nível de AF no deslocamento entre

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
AIRTON JOSE ROMBALDI102/05/201802/10/2020
CHRISTINE VIEIRA SPIEKER102/05/201802/05/2022
CIANA ALVES GOICOCHEA2001/08/201931/07/2020
CLARA ZILLIG ECHENIQUE102/05/201802/05/2022
ERICK NUNES FERNANDES102/05/201802/05/2022
FELIPE REINHARDT CARVALHO102/05/201802/05/2022
JAYNE SANTOS LEITE102/05/201802/05/2022
LARISSA REDIG DE LIMA2001/08/201931/07/2020
LIVIA SANTOS DE AVILA102/05/201802/05/2022
LORENA RODRIGUES SILVA102/05/201802/05/2022
MARINA SOUTO DOMINGUES1201/08/201831/07/2019
MARINA SOUTO DOMINGUES102/05/201831/07/2018
MATHEUS MINASI BRANDAO102/05/201802/05/2022
OTÁVIO AMARAL DE ANDRADE LEÃO102/05/201802/05/2022
TIAGO SILVA DOS SANTOS102/05/201802/05/2022
VINICIUS GUADALUPE BARCELOS OLIVEIRA102/05/201802/05/2022

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