Nome do Projeto
Universidades Públicas Federais e o Desenvolvimento Territorial: ações de empreendedorismo no extremo sul do Rio Grande do Sul.
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
04/06/2018 - 31/12/2018
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas - Administração - Administração de Setores Específicos
Resumo
As universidades públicas estão passando por uma crise, ou seja, por um processo de transformação, e modificação econômica e cultural, essa fase de mudanças é provocada por novas demandas sociais, a inclusão de novas tecnologias. As universidades passaram a desempenhar um importante papel na emergente sociedade do conhecimento produzido. O papel da universidade na sociedade em relação ao conhecimento, na era industrial fornecia mão de obra qualificada e pesquisa básica (ETZKOWITZ; ZHOU, 2010). Atualmente a universidade está mais inserida no suporte a liderança de políticas locais com enfoque mais empreendedora. Além de continuar com suas pesquisas acadêmicas. No contexto de desenvolvimento das políticas públicas no Brasil, estão cada vez mais sendo discutidas e colocadas em pratica. A realidade tem se transformado e as universidades brasileiras tornaram-se instituições mais concretas, e o conhecimento produzido tem se destacado no conjunto da produção mundial e as políticas públicas de incentivo à ciência e tecnologia são cada vez mais debatidas e colocadas em ação. Tem sido percebida, cada vez mais no cenário nacional, a importância dada à inovação tecnológica. Um dos argumentos fundamentais que têm sido construídos no meio acadêmico, defende a ideia para o desenvolvimento de inovações tecnológicas a cooperação entre a universidade e a empresa (NOVELI; SEGATTO, 2012). Assim o processo de cooperação Universidade-Escola (U-E), pode trazer inúmeros benefícios, tantos para os agentes envolvidos diretamente quanto para a sociedade. Este estudo tem como foco as contribuições das universidades públicas federais para o desenvolvimento territorial. Serão pesquisadas diferentes universidades do sul do RS. As entrevistas serão realizadas com gestores e pesquisadores “in loco” da universidade inserida, abordando a participação da mesma nos processos de empreendedorismo e desenvolvimento territorial. Assim sendo, a universidade pública, patrimônio da sociedade, precisa oferecer respostas concretas para a comunidade. Uma destas respostas é a extensão universitária, que é o elo entre a universidade e as questões sociais e culturais da sociedade. Tornando esse um compromisso de fortalecer a diminuição das desigualdades e o desenvolvimento social e territorial. Dessa forma, o problema de pesquisa é: Como as Universidades Públicas Brasileiras do sul do estado do Rio Grande do Sul, vêm tratando o Desenvolvimento Territorial no que tange ao empreendedorismo e a inovação?

Objetivo Geral

Dentro do foco estabelecido de pesquisar a orientação empreendedora, temos como objetivo principal verificar se as universidades públicas do extremo sul do Rio Grande do Sul praticam ações estimulando o empreendedorismo e a inovação em suas regiões de atuação, propiciando o desenvolvimento territorial.

Mais especificamente em: • Explorar quais as ações que as universidades vêm desenvolvendo em suas regiões; • Averiguar se essas ações desenvolvidas estimulam o empreendedorismo e a inovação; • Analisar de que forma essas ações contribuem para o desenvolvimento; • Avaliar o impacto dessas contribuições para o desenvolvimento territorial.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ELAINE GARCIA DOS SANTOS201/08/201831/12/2018
ELAINE GARCIA DOS SANTOS404/06/201831/07/2018

Página gerada em 24/04/2024 19:11:53 (consulta levou 0.069499s)