Nome do Projeto
Imagens da Justiça, Representações Curriculares e Pedagogia Jurídica
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
02/03/2019 - 02/03/2020
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas - Educação
Resumo
O ensino jurídico, de um modo geral, com sua propensão à centralidade docente, ao distanciamento da realidade e seu apego à letra da lei, herdou características das primeiras escolas de direito, como a de Bolonha, no século XI, as quais até hoje exercem sobre ele sua influência. A ênfase no dogmatismo, no método escolástico, na glosa, acabou por distanciar a academia da concretude social, afetando cotidianamente a todos aqueles que, de alguma forma, lidam com o direito. Neste projeto de pesquisa pretende-se analisar Imagens da Justiça de docentes que atuam em cinco cursos de Direito, quatro do sul do Brasil e um em Angola, como elementos de estudo para a investigação sobre o currículo e a pedagogia jurídica. A análise, de abordagem qualitativa, será desenvolvida com base no método documentário de interpretação, com apoio, principalmente, em contribuições teóricas de Ralf Bohnsack. Considerando a natureza discursiva das imagens, pretende-se integrar algumas modalidades de tratamento na análise: as imagens como registros produzidos pelos docentes; as imagens como registro ou parte do observável nas faculdades investigadas; e, finalmente, a interação entre os docentes e as faculdades/contextos observados. Ao final, as imagens da justiça produzidas pelos docentes serão comparadas em processo de cruzamento de dados com as imagens produzidas pelos alunos, no âmbito da pesquisa anteriormente efetivada com estudantes dos cursos de Direito do Brasil e de Angola, nas instituições participantes desta investigação.
Objetivo Geral
Objetivo Geral:
Analisar imagens da Justiça de docentes que atuam em cinco cursos de Direito,
quatro do sul do Brasil e um em Angola, como elementos de estudo para a investigação sobre o
currículo e a pedagogia jurídica.
Objetivos Específicos:
1. Estudar, em cada instituição investigada, o processo de recontextualização
curricular na definição das práticas pedagógicas dos docentes;
2. Analisar imagens da Justiça de docentes que atuam em cinco cursos de Direito
focalizados;
3. Comparar as imagens produzidas pelos docentes com as imagens produzidas
pelos discentes, oriundas de pesquisas anteriormente realizadas no Brasil e em Angola;
4. Contribuir para a produção de conhecimentos sobre os currículos dos Cursos de
Direito, a partir do inter-relacionamento dos temas Imagens da Justiça e Pedagogia Jurídica.
5. Organizar seminários, nacionais e internacionais, para o debate sobre a revisão
da literatura, os estudos de caso das cinco faculdades investigadas, e a discussão dos dados da
pesquisa.
Analisar imagens da Justiça de docentes que atuam em cinco cursos de Direito,
quatro do sul do Brasil e um em Angola, como elementos de estudo para a investigação sobre o
currículo e a pedagogia jurídica.
Objetivos Específicos:
1. Estudar, em cada instituição investigada, o processo de recontextualização
curricular na definição das práticas pedagógicas dos docentes;
2. Analisar imagens da Justiça de docentes que atuam em cinco cursos de Direito
focalizados;
3. Comparar as imagens produzidas pelos docentes com as imagens produzidas
pelos discentes, oriundas de pesquisas anteriormente realizadas no Brasil e em Angola;
4. Contribuir para a produção de conhecimentos sobre os currículos dos Cursos de
Direito, a partir do inter-relacionamento dos temas Imagens da Justiça e Pedagogia Jurídica.
5. Organizar seminários, nacionais e internacionais, para o debate sobre a revisão
da literatura, os estudos de caso das cinco faculdades investigadas, e a discussão dos dados da
pesquisa.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
AFRA SUELENE DE SOUSA | 4 | 01/03/2016 | 01/03/2019 |
ALESSANDRA RODRIGUES MOREIRA DE CASTRO | 4 | 01/03/2016 | 01/03/2019 |
ANA CLARA CORREA HENNING | 4 | 01/01/2017 | 01/03/2019 |
ANELIZE MAXIMILA CORREA | 4 | 02/03/2019 | 02/03/2020 |
ANELIZE MAXIMILA CORREA | 4 | 01/03/2016 | 01/03/2019 |
ANTONIA ESPINDOLA LONGONI KLEE | 4 | 21/03/2018 | 01/03/2019 |
ERNANI SANTOS SCHMIDT | 4 | 01/03/2016 | 01/03/2019 |
FABIANA LOPES DE SOUZA | 3 | 02/03/2019 | 02/03/2020 |
GUILHERME STEFAN | 4 | 01/03/2016 | 01/03/2019 |
MARCIA RODRIGUES BERTOLDI | 4 | 01/03/2016 | 01/03/2019 |
Mateus Casanova dos Santos | 4 | 01/03/2016 | 01/03/2019 |
RITA DE ARAUJO NEVES | 4 | 01/03/2016 | 01/03/2019 |
STEPHANE SILVA DE ARAUJO | 4 | 01/03/2017 | 01/03/2019 |
Fontes Financiadoras
Sigla / Nome | Valor | Administrador |
---|---|---|
CNPq | R$ 15.500,00 |