Nome do Projeto
Monitoramento da qualidade de água na Lagoa Mirim, RS, Brasil, utilizando dados de sensoriamento remoto
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
01/08/2018 - 31/07/2020
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Engenharias - Engenharia Sanitária - Recursos Hídricos
Resumo
A Lagoa Mirim está localizada na fronteira do Brasil com Uruguai, no sul do Rio Grande do Sul, tendo um regime de águas compartilhadas entre os dois países. A relevância dessa lagoa para a região sul decorre de sua utilização para navegação, irrigação, principalmente de arroz e utilização das margens com atividades de pecuária entre outras. A Lagoa Mirim é considerada a segunda maior lagoa do Brasil, e possui uma grande importância no aspecto econômico, social e ambiental. Em geral, dentre os fatores mais nocivos à saúde dos habitats estão a eutrofização, os contaminantes orgânicos e inorgânicos, as alterações morfológicas e os efeitos das mudanças climáticas, como acidificação e aumento da temperatura da água. A eutrofização, assim como as alterações morfológicas nos lagos, influência na transparência da água que é uma propriedade essencial e relaciona-se com a disponibilidade de luz. Considerando todos esses aspectos, é de suma importância a realização do monitoramento da qualidade da água sobre os mananciais. O sensoriamento remoto óptico tem se tornado uma alternativa para auxiliar estudos de águas interiores, como lagos, devido à ampla faixa de imageamento e alta frequência de aquisição de dados para um contínuo monitoramento. Os sensores orbitais ópticos como OLI/Landsat-8 e MSI/Sentinel-2, apresentam uma ótima oportunidade para pesquisas nas águas interiores. As características espectrais e espaciais aprimoradas dos dados destes sensores servem como base para aplicação no monitoramento da qualidade de água com grande êxito, visto que são aplicadas em várias pesquisas cientificas na atualidade. A Lagoa Mirim é relativamente rasa, em alguns locais no norte da lagoa a profundidade vária de 1 a 2 metros e mais ao sul pode chegar até 6 metros. Em decorrência da utilização para navegação, em alguns locais ocorre o processo de dragagem de sólidos, o que justifica o monitoramento de sólidos em suspensão nesse importante manancial. O monitoramento do fósforo é muito importante para controlar a eutrofização nas águas superficiais, embora na maioria dos estudos com uso do sensoriamento remoto esse elemento não seja considerado um constituinte opticamente ativo. No entanto, a concentração de fósforo pode estar correlacionada com as concentrações dos sólidos suspensos, matéria orgânica dissolvida colorida e com a clorofila-a. Sendo assim, é necessário o uso da correlação e regressão para estimar o valor do fósforo total, com o uso da análise multivariada.

Objetivo Geral

O projeto proposto tem como objetivo geral desenvolver um sistema para o monitoramento de parâmetros de qualidade de água na Lagoa Mirim, localizada no extremo sul do Estado do Rio Grande do Sul, utilizando os sensores OLI/Landsat-8 e MSI/Sentinel-2.


Os objetivos específicos do projeto são:

• Avaliar o Modelo Linear de Mistura Espectral (MLME) sobre imagens dos sensores utilizados visando mapear, em termos de abundância fracional, águas espectralmente distintas.
• Estimar a concentração de sólidos em suspensão, matéria orgânica dissolvida colorida (CDOM), a partir de relações empíricas entre as imagens frações/bandas dos sensores e os dados de concentração medidos in situ.
• Estimar a concentração do fósforo total a partir de correlações entre concentração de sólidos em suspensão, matéria orgânica dissolvida colorida (CDOM), e clorofila-a aplicando a análise multivariada.
• Compreender o padrão espacial anual de sólidos em suspensão, matéria orgânica dissolvida colorida (CDOM) na Lagoa Mirim utilizando dados conjuntos dos sensores OLI/Landasat-8 e MSI/Sentinel-2.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
CAROLINE DE OLIVEIRA NUNES2001/12/201931/07/2020
CÁSSIA BROCCA CABALLERO1501/08/201831/07/2020
ROSIMÉRI DA SILVA FRAGA2001/08/201831/07/2020
WACTOR SELL TIMM2001/08/201930/11/2019

Página gerada em 28/03/2024 11:19:16 (consulta levou 0.057421s)