Nome do Projeto
Levantamento da exposição ao ruído ocupacional em empresas na região sul do Rio Grande do Sul
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
01/08/2018 - 31/07/2020
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Engenharias - Engenharia de Produção - Higiene e Segurança do Trabalho
Resumo
Os riscos ocupacionais são inerentes às atividades industriais e agroindústrias, dentre os riscos ocupacionais existentes o ruído se faz presente em grande parte das atividades desses setores devido à grande mecanização dos seus processos. Sendo assim, uma pesquisa que busque trazer subsídios que permitam analisar e medir os níveis de ruídos ocupacionais em empresas situadas na região sul do Rio Grande do Sul poderá trazer oportunidades de aplicações de melhorias ergonômicas aqueles envolvidos nestas atividades. Dessa forma, o presente projeto tem como objetivo a elaboração de um cenário quanto à exposição ao ruído ocupacional em empresas na região sul do Rio Grande do Sul. Para tanto, serão seguidas quatro etapas que contemplarão entre outros aspectos, pesquisa exploratória em bases acadêmico científicas ligadas ao tema e objetivos abrangidos pelo presente trabalho e por meio de levantamento em campo, análise e disposição das principais práticas utilizadas em avaliações de ruído industrial, e levantamentos em campo dos níveis de pressão industrial em empresas na região sul do Rio Grande do Sul.

Objetivo Geral

O presente projeto tem por objetivo O presente projeto tem por objetivo a elaboração de um cenário quanto à exposição ao ruído ocupacional em empresas na região sul do Rio Grande do Sul. Com vistas a alcançar este objetivo principal, deve-se cumprir alguns objetivos específicos, sendo eles:
a. Investigar na literatura acadêmico científica conteúdos de base relativos à conceituação, implantação e desafios ligados à avaliação de ruído.
b. Estabelecer um cenário preliminar da presença de desafios envolvendo a existência de ruídos ocupacionais na região sul do Rio Grande do Sul.
c. Desenvolver uma grade de compilação quanto aos principais protocolos de avaliação de pressão sonora compatíveis com os padrões de empresas presentes na região sob estudo.
d. Investigar por meio de levantamentos em campo quais são os níveis de pressão sonora recorrentemente presentes em empresas na região sul do Rio Grande do Sul.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
JOICE PRISCILA SILVEIRA DIAS1201/08/201831/07/2020

Página gerada em 24/04/2024 23:03:43 (consulta levou 0.042157s)