Nome do Projeto
Prospecção e desenvolvimento de protocolos para avaliações de exposição a vibrações ocupacionais em usuários de veículos automotores
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
01/08/2018 - 31/07/2020
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Engenharias - Engenharia de Produção - Higiene e Segurança do Trabalho
Resumo
No processo de urbanização brasileira a industrialização teve papel fundamental a partir dos anos 50, onde houve um aumento significativo da população urbana e por conseguinte, a expansão da utilização de veículos automotores para deslocamento citadino. Para contornar o aumento da demanda de serviços de locomoção, a aplicação do uso do ônibus como meio de transporte foi essencial para o fluxo entre diferentes localidades dentro da cidade. No entanto, decorrente desse incremento no uso do modal rodoviário urbano, os profissionais encarregados da condução do ônibus e os usuários estão sujeitos a vários riscos ocupacionais em função das diferentes situações. Pode-se considerar a vibração ocupacional como uma condição fundamental que afeta a saúde, causando inúmeras patologias ao organismo, sendo um fatores de aposentadoria precoce (antes dos 45 anos) por desencadear problemas de coluna incapacitantes para o trabalho. Sendo assim, uma pesquisa que busque trazer subsídios que permitam analisar e medir os níveis de vibrações em veículos automotores utilizados poderá trazer oportunidades de aplicações de melhorias ergonômicas aqueles envolvidos nestas atividades. Dessa forma, o presente projeto tem como objetivo a prospecção e desenvolvimento de protocolos para avaliações de exposição à vibrações ocupacionais em usuários de veículos automotores. Para tanto, serão seguidas quatro etapas que contemplarão entre outros aspectos, estudo bibliométrico, investigação em bases acadêmico-científicas trabalhos que serão fonte de análise crítica e discussão no tema da presente pesquisa, análise e discussão com base na leitura de trabalhos e, por fim, proposição e construção de um instrumento de referência que orientará avaliações de exposição a vibrações de corpo inteiro entre usuários durante o uso de veículos automotores.

Objetivo Geral

O presente projeto tem como objetivo prospectar e desenvolver protocolos para avaliações de exposição à vibrações ocupacionais em usuários de veículos automotores.. Com vistas a alcançar este objetivo principal, deve-se cumprir alguns objetivos específicos, sendo eles:
a. Investigar na literatura acadêmico científica conteúdos de base relativos à conceituação, implantação e desafios ligados ao avaliação de vibração ocupacional.
b. Estabelecer um cenário preliminar da ocorrência de desafios envolvendo a exposição à vibração entre trabalhadores que utilizam veículos automotores.
c. Desenvolver uma grade de compilação quanto aos principais protocolos de avaliação de vibração ocupacional compatíveis com o caso de exposição a vibração entre trabalhadores que utilizam veículos automotores.
d. Investigar por meio de levantamentos em campo quais são os níveis de exposição a vibrações ocupacionais entre trabalhadores que utilizam veículos automotores.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
BERNARDO REIS STRAPASON1201/08/201830/07/2020

Página gerada em 25/04/2024 00:44:05 (consulta levou 0.088760s)