Nome do Projeto
Desenvolvimento de Sistema Análise de Confiabilidade no Projeto de Sistemas Automáticos
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
31/12/2018 - 31/08/2019
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Engenharias - Engenharia Mecânica - Projetos de Máquinas
Resumo
É notório que as máquinas e equipamentos de forma geral têm aumentado o nível de automação e controle e incorporado componentes de diferentes tecnologias. Isso Faz com que cresça a preocupação das equipes de projeto em relação à confiabilidade e a mantenabilidade dos sistemas automáticos. Além disso, a alta competitividade do mercado exige produtos confiáveis, de qualidade, com alta produtividade e baixo custo. Quanto maior o nível de automação é comum que os sistemas automáticos tenham diferentes estados operacionais, conferindo flexibilidade ao mesmo Por exemplo, um sistema pode mudar seu estado para colocar em operação componentes que estejam em stand-by e assim continuar a atender a sua função macro no caso de uma falha localizada. Alternativamente, um sistema pode ser projetado para operar em estados alternados realizando funções distintas ao longo da sua operação. Consequentemente, a avaliação da confiabilidade destes sistemas pode se tornar uma tarefa bastante complexa, uma vez que o compartilhamento de componentes para atender diferentes funções pode mascarar o verdadeiro tempo de uso de cada deles durante a vida útil do sistema. Neste contexto, o presente projeto propõe o desenvolvimento de um sistema computacional baseado na Metodologia para Análise de Confiabilidade no Projeto de Sistemas Automáticos (MACSA) (PORCIUNCULA, 2009) a qual, considera a interação das diferentes áreas tecnológicas dos sistemas automáticos assim como as diferentes configurações operacionais definidas no sistema durante sua vida útil. O desenvolvimento deste trabalho se dá no espaço de projeto de sistemas automáticos, focado principalmente em sistemas hidráulicos e pneumáticos.

Objetivo Geral

Este projeto de pesquisa tem como objetivo desenvolver um sistema computacional para análise de confiabilidade de sistemas automáticos. Este sistema terá como meta a geração dos modelos confiabilísticos e o cálculo da estimativa de confiabilidade de sistemas automáticos durante o processo de projeto.
O objetivo do sistema proposto é implementar a metodologia MACSA (PORCIÚNCULA, 2009) a qual proporciona aos agentes de projeto maior poder de decisão no desenvolvimento de sistemas automáticos, por meio de uma sistemática da análise de confiabilidade de sistemas automáticos a partir de informações extraídas de modelos técnicos essenciais desenvolvidos nas fases inicias de projeto.
O sistema proposto possibilitará estruturar de forma automática as configurações operacionais do sistema e estimar a confiabilidade do sistema (PORCIÚNCULA, 2015). Com isso espera-se que sejam projetados sistemas mais confiáveis, com menor custo de desenvolvimento, operação e manutenção.
Para atender este objetivo apresentado acima, diferentes tarefas e hipóteses devem ser atendidas. Desta forma, detalhando esse objetivo apresentam-se os objetivos específicos do trabalho:
 Desenvolver um estudo sobre a metodologia MACSA e sistematizar os dados de para a implementação computacional.
 Definir linguagem de programação a ser utilizada e preparar o projeto do software.
 Avaliar Implementações do sistema baseados na verificação dos dados de entrada e saída da MACSA e definir o sistema computacional de Análise de confiabilidade denominado como IMACSA.
 Avaliar por meio do IMACSA a confiabilidade de sistemas automáticos considerando os diferentes estados operacionais do sistema.
 Avaliar, com a alteração de dados da vida útil do sistema, a melhoria da estimativa da confiabilidade de sistemas automáticos, para que esta esteja o mais próximo possível da confiabilidade real do sistema.
 Estimar, por meio do IMACSA, os prováveis tempos de uso efetivos de cada componente durante o ciclo de vida do sistema.
 Verificar a aplicação do IMACSA sistemas hidráulicos e pneumáticos, por meio de estudo de caso, utilizando informações de projeto de equipamentos reais.
Desta forma, espera-se desenvolver um sistema computacional, capaz de capturar as informações necessárias para caracterizar e definir as configurações operacionais do sistema, além disso, o IMACSA deverá gerar os modelos confiabilísticos e estimar a confiabilidade dos sistemas.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ARIANE FERREIRA PORTO ROSA421/03/201630/12/2018
LEONARDO TEIXEIRA DA SILVEIRA1221/03/201630/12/2018
MONICA MOURA PACHECO1221/03/201630/12/2018

Página gerada em 28/03/2024 23:08:41 (consulta levou 0.043142s)