Nome do Projeto
A competência leitora e o cérebro de bilíngues falantes de hunsriqueano: um estudo multidisciplinar
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
21/05/2018 - 21/05/2020
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes - Linguística - Psicolinguística
Resumo
O objetivo deste projeto é investigar a competência leitora, a partir das habilidades de consciência fonêmica, leitura de palavras e compreensão de frases em falantes de uma língua minoritária. A língua investigada é o hunsriqueano (Hunsrückisch), falada principalmente no sul do Brasil, como descrito por Altenhofen (1996). Essa variedade linguística se fundamenta num contínuo dialetal formado essencialmente pelos dialetos trazidos pelos imigrantes alemães a partir de 1824. Esses imigrantes, em sua grande parte, eram oriundos da região do Hunsrück, no sudoeste da Alemanha. O hunsriqueano foi declarado patrimônio histórico cultural do Estado do Rio Grande do Sul, em 2012 (Lei nº 14061). Essa língua é distinta do alemão-padrão por ser uma língua brasileira e possuir empréstimos do português; a sua característica marcante, de interesse deste projeto, é não possuir um padrão de escrita. Não há estudos de cunho empírico sobre a relação entre essas duas línguas e a influência do conhecimento de uma na aprendizagem da leitura, como, por exemplo, em desempenho na competência leitora. Devido às similaridades entre as línguas, o conhecimento do hunsriqueano pode fundamentar a aprendizagem do alemão-padrão e a aquisição da oralidade; entretanto, pergunta-se sobre o desenvolvimento de competências como a consciência da relação entre grafemas e fonemas e, portanto, a que ponto qualitativo e quantitativo uma língua que não possui uma escrita padronizada pode fomentar a aprendizagem e o processamento da leitura em alemão-padrão. Para atingirmos o objetivo supracitado, o método desta pesquisa consiste na aplicação de experimentos de leitura de palavras e frases antes e durante um exame de ressonância magnética funcional. Os resultados das tarefas de leitura e dos exames serão investigados a partir da comparação entre os grupos de falantes e não falantes de hunsriqueano. O estudo será feito a partir de investigação dos correlatos neurais que subjazem o processamento do alemão-padrão por estes falantes de hunsriqueano. Acreditamos que os falantes de hunsriqueano recrutarão uma rede neural menos estendida, ou seja, utilizarão menos recursos neurais para processar o alemão-padrão. O estudo poderá fornecer um melhor entendimento da interação entre o processamento de uma língua apenas falada e de uma língua escrita e, ainda, implicações para o ensino de língua estrangeira no contexto multilíngue/de línguas imigração do sul do Brasil.
Objetivo Geral
Investigar a competência leitora e as bases neurobiológicas de falantes da língua de origem alemã denominada hunsriqueano, com relação à consciência fonêmica, à leitura de palavras e à compreensão de frases. Busca-se investigar a influência da aquisição da língua minoritária na leitura, por meio de avaliações de precisão e velocidade de leitura e investigação dos correlatos neurais dos processos linguísticos envolvidos e da correlação entre as variáveis envolvidas no estudo. Especificamente, visamos investigar diferentes níveis de compreensão (a compreensão lexical e em nível de frase) em alemão-padrão (adicionalmente, em palavras escritas em hunsriqueano – de acordo com as convenções de escrita elaboradas por Altenhofen et al., 2007); investigar as bases neurais das habilidades de interesse (consciência fonêmica, leitura de palavras e compreensão) em alemão como língua estrangeira de multilíngues com e sem dialeto; investigar as bases neurais do processamento de palavras escritas na língua minoritária, cognatas e não cognatas e verificar que estratégias os falantes utilizam para ler palavras na língua minoritária, tarefa que não costumam fazer com frequência.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
Bernardo Casagrande | 12 | 01/08/2018 | 31/12/2018 |
Bernardo Casagrande | 2 | 21/07/2018 | 31/07/2018 |
JORGE JASON DE LA CRUZ RINCON | 12 | 01/01/2019 | 31/03/2019 |
JORGE JASON DE LA CRUZ RINCON | 2 | 21/07/2018 | 31/12/2018 |
Rafaela Resende Nunes | 12 | 01/04/2019 | 31/07/2019 |
Fontes Financiadoras
Sigla / Nome | Valor | Administrador |
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FAPERGS (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul) | R$ 29.078,00 |