Nome do Projeto
ANÁLISES SINÓTICAS DE CICLOGÊNESES SUBTROPICAIS NA COSTA SUL-SUDESTE DO BRASIL
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
01/09/2018 - 01/09/2020
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Exatas e da Terra - Geociências - Meteorologia Sinótica
Resumo
Na costa sudeste e sul do Brasil vêm se observando a ocorrência de ciclones subtropicais, que provocam ressaca no litoral e, não raro, instabilidades no continente. Este fenômeno ainda é pouco estudado na literatura meteorológica e apresenta características tanto de ciclones tropicais (como a área de extensão) quanto de ciclones extratropicais (como nebulosidade não simétrica). O presente projeto visa colaborar com a literatura ainda incipiente no Brasil com relação à este tipo de fenômeno, descrevendo os casos mais significativos dos últimos anos - preferencialmente os situados na faixa latitudinal de 20°-30°S - por meio de análise sinótica a partir de dados de reanálise e imagens de satélite.

Objetivo Geral

- Identificação dos casos de ciclones subtropicais mais significativos – com relação às consequências no continente e/ou intensidade – que surgiram na costa sul e sudeste do Brasil.
- Análise da configuração sinótica e estrutura vertical da atmosfera durante a ocorrência do fenômeno.
- Análise do ciclo de vida do fenômeno, bem como sua relação com as forçantes quase-geostróficas e possíveis transformações em ciclones extratropicais.
- Comparação das análises entre os casos selecionados; dos casos selecionados com o que existe na literatura; e com casos de ciclones extratropicais.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
NATHÁLIA HELENA TEIXEIRA COSTA2001/08/201831/07/2020

Página gerada em 23/07/2024 12:24:28 (consulta levou 0.048514s)