Nome do Projeto
RNAi em Anastrepha fraterculus (Wiedemann, 1830) (Diptera: Tephritidae) e variabilidade genética de populações de Doryctobracon areolatus (Szepligeti, 1911) (Hymenoptera: Braconidae) no Brasil
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
09/07/2018 - 09/08/2020
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Agrárias - Agronomia
Resumo
As moscas-das-frutas (Diptera: Tephritidae) são consideradas um dos principais grupos de pragas na fruticultura mundial, merecendo destaque a mosca-das-frutas sul-americana, Anastrepha fraterculus (Wiedemann, 1830). Dentre os inimigos naturais desta espécie, destaca-se o parasitoide nativo Doryctobracon areolatus (Szépligeti, 1911) (Hymenoptera: Braconidae), amplamente distribuído na região Neotropical, podendo ser encontrado em todo Brasil. Atualmente, o controle químico é o mais amplamente utilizado para moscas-das-frutas no País. No entanto, cada vez mais, observa-se a necessidade de buscar alternativas para o manejo destas pragas na fruticultura nacional. Nesse sentido, o controle biológico e, recentemente a interferência mediada por RNA (RNAi) vêm merecendo destaque no manejo de diversas pragas. O RNA de interferência é um fenômeno que ocorre naturalmente em organismos eucariotos, exercendo papel na proteção do organismo a parasitas moleculares. No entanto, quando induzido, este fenômeno pode provocar o silenciamento de genes que codificam proteínas com funções essenciais, através da inserção de um ácido ribonucleico de cadeia dupla (dsRNA). Em insetos, este processo pode levar a diversos eventos, como a interferência no comportamento e na reprodução, com consequente redução na densidade populacional. Estudos recentes de biologia e competição do parasitoide D. areolatus, demonstraram seu potencial como agente de controle biológico de moscas-das-frutas, no entanto, as taxas de parasitismo registradas a campo, ainda são consideradas baixas. Nesse sentido, a caracterização da variabilidade genética em populações de inimigos naturais, é essencial para que importantes atributos intraespecíficos de biologia e comportamento possam ser estudados de maneira mais detalhada. Desta forma, o objetivo com este projeto é avaliar o silenciamento de genes mediado por dsRNA em A. fraterculus e determinar a variabilidade genética entre populações de D. areolatus no Brasil.

Objetivo Geral

Avaliar o silenciamento de genes mediado por dsRNA em A. fraterculus e determinar a variabilidade genética entre populações de D. areolatus no Brasil.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
NAYMA PINTO DIAS609/07/201809/08/2020

Página gerada em 23/04/2024 05:37:11 (consulta levou 0.038341s)