Nome do Projeto
Controle de Dispositivos Eletromagnéticos Utilizando um Software de Elementos Finitos
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
06/08/2018 - 06/08/2020
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Engenharias - Engenharia Elétrica - Controle de Processos Eletrônicos, Retroalimentação
Resumo
O método de elementos finitos é atualmente um dos mais importantes métodos numéricos utilizados para se obter a solução aproximada de problemas físicos modelados por meio de equações diferenciais parciais. A constante busca de códigos eficientes pela comunidade científica, fez surgir novas tecnologias e algoritmos para os diferentes estágios envolvidos em uma simulação, abrangendo desde o processo de geração de malha passando pela solução de sistemas de equações lineares e não lineares oriundos da discretização até chegar ao estágio de pós-processamento. Entretanto, vários desafios surgiram com a necessidade de se modelar dispositivos eletromagnéticos cada vez mais complexos [3]. Assim, por exemplo, para se adequar o projeto do motor não mais para um ponto de operação mas para uma curva formada por vários pontos de operação, torna-se necessária a verificação do efeito do circuito de controle sobre o comportamento do campo magnético dentro do dispositivo eletromagnético associado. Essa análise deve levar em conta o movimento do dispositivo, o circuito de alimentação, as equações mecânicas e a técnica de controle aplicada. É dentro deste contexto, que se insere esse Projeto de Pesquisa.

Objetivo Geral

No Grupo de Estudos em Antenas, Eletromagnetismo Aplicado e Comunicações, do Centro de engenharias da UFPEL, entre os diversos temas de estudo abordados pelo grupo encontra-se o cálculo de campos.
Dando sequência aos estudos de cálculo de campos realizados no grupo e para contemplar mais os fenômenos existentes, é necessária a inserção de metodologias que permitam levar em consideração o circuito de controle associado aos dispositivos eletromagnéticos. Assim, o objetivo principal desse projeto é a implementação de técnicas de controle em um software de elementos finitos.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANTONELA BITTENCOURT MAAG2001/08/201931/07/2020
CARLOS GUILHERME DA COSTA NEVES406/08/201806/08/2020
CASSIO TRAPP KRÜGER806/08/201806/08/2020

Página gerada em 20/04/2024 09:09:05 (consulta levou 0.079185s)