Nome do Projeto
Perfil do ingresso, pontos de bifurcação na trajetória e desfiliação do ingresso para a universidade: um estudo de casos comparados em quatro universidades de Argentina, Brasil, Paraguay e Uruguai
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
20/08/2018 - 20/05/2020
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas - Ciência Política - Políticas Públicas
Resumo
Este projeto tem como objetivo realizar um estudo comparado entre quatro universidades do Mercosul sobre as trajetórias de ingresso, persistência e abandono de estudantes durante os primeiros anos de curso na instituição e no contexto mais amplo de desenho e implementação de uma geração de políticas de democratização da educação superior e de inclusão educativa orientadas para os jovens com maior vulnerabilidade social e educativa.
Nosso enfoque assume a trajetória acadêmica como o conjunto de eventos que uma pessoa experimenta em sua relação com a instituição universitária. estes eventos estão ordenados tanto em termos de uma sequencia temporal como em termos de simultaneidade com outros eventos da vida laboral ou privada (emancipação, conjugal, parental, migração). dado os objetivos meramente descritivos nos concentramos na trajetória acadêmica. dentro desta, interessam aqueles eventos que se tem chamado "pontos de bifurcação", devido a que a partir disso os atores mudam o curso da sua trajetória. O primeiro desses, o acesso a educação superior será uma constante em todos. ao final dos dois primeiros anos pode haver terminado na desfiliação da universidade ou na continuação ou permanência. Nossa hipótese mais geral sustenta que os pontos de bifurcação são diferentes em cada universidade devido aos desenhos curriculares e administrativos. nosso objetivo é será precisamente descreve-los de forma comparativa e analisar se existem relações entre o perfil socieconômico e acadêmico dos estudantes, a experiência desses eventos e o calendário em que se produzem.
Do ponto de vista institucional a analise foca em quatro universidades, sem desconhecer que as politicas de democratização tem estado na agenda de governos e ministérios de forma destacada na última década. Do ponto de vista temporal , nos concentramos em descrever as trajetórias seguidas pelos ingressantes entre 2015 e 2018, sem pretender com isso, fazer inferências causais, de mudança ou continuidade com gerações de ingressantes anteriores.
Adota-se uma estratégia metodológica mista (quali-quanti). Por um lado, se propõe trabalhar com métodos estatísticos com os registros administrativos de cada universidade sobre a inscrição, perfil de ingresso e atuações acadêmicas. Por outro lado, aplicará técnicas de análise documental e de entrevistas para efeito de descrever as principais características dos programas postos em marcha em cada Universidade e os desafios da democratização.
Objetivo Geral
1. Comparar os perfis de ingresso das gerações ingressadas na universidade, identificando grupos vulneráveis com base em seus antecedentes acadêmicos, capital cultural, papéis familiares e posição socioeconômica.
2. Identificar em cada universidade quais são os pontos de bifurcação nas trajetórias educativas caracterizados pelos estudantes ao eleger entre estudar (continuar estudando) ou deixar de assistir (abandonar ou suspender seus estudos).
3. Formular uma tipologia de racionalidades que se desaprendera das formas de definir a situação em cada ponto de bifurcação e as alternativas de decisão.
4. Estimar um modelo de determinantes de desfiliação temporária da universidade
2. Identificar em cada universidade quais são os pontos de bifurcação nas trajetórias educativas caracterizados pelos estudantes ao eleger entre estudar (continuar estudando) ou deixar de assistir (abandonar ou suspender seus estudos).
3. Formular uma tipologia de racionalidades que se desaprendera das formas de definir a situação em cada ponto de bifurcação e as alternativas de decisão.
4. Estimar um modelo de determinantes de desfiliação temporária da universidade
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ADAO RUBSMAR MELLO | 20 | 01/10/2019 | 30/04/2020 |
CAMILLA RAQUEL FLORES BORGES | 20 | 01/10/2019 | 30/04/2020 |
DANIELLY JARDIM MILANO | 20 | 01/10/2019 | 30/04/2020 |
Diego Vieira Silveira | 20 | 01/10/2019 | 30/04/2020 |
GABRIEL DA SILVA VARGAS | 20 | 01/10/2019 | 30/04/2020 |
Giovanna Allegretti | 20 | 01/10/2019 | 30/04/2020 |
Johan Fonseca Lose | 20 | 01/10/2019 | 30/04/2020 |
JÉSSICA BORGES DE LEMOS | 20 | 01/10/2019 | 30/04/2020 |
KÁTIA DOS SANTOS PEREIRA | 20 | 01/10/2019 | 30/04/2020 |
LEONARDO DA SILVA | 20 | 01/10/2019 | 30/04/2020 |
MARIA DE FÁTIMA ORTIZ PEDROSO | 20 | 01/10/2019 | 30/04/2020 |
MARTINA MARTINS PEREIRA | 20 | 01/10/2019 | 30/04/2020 |
PATRICIA RODRIGUES CHAVES DA CUNHA | 2 | 20/08/2018 | 20/05/2020 |
PENELOPE DE OLIVEIRA ROSA COSTA | 20 | 01/10/2019 | 30/04/2020 |
RAISSA DA ROSA MARQUES | 20 | 01/10/2019 | 30/04/2020 |
RAISSA DA ROSA MARQUES | 2 | 20/08/2018 | 30/09/2019 |
RAQUEL PERES MACÊDO | 20 | 01/10/2019 | 31/07/2020 |
ROBERTA CANEZ LEMOS | 20 | 01/10/2019 | 31/07/2020 |
TACIANE SILVEIRA SOUZA | 20 | 01/10/2019 | 30/04/2020 |
TAYANE MACHADO GOMES LIMA | 20 | 01/10/2019 | 31/07/2020 |
THAIS CARVALHO MAGALHAES BASTOS | 20 | 01/10/2019 | 30/04/2020 |
THAIS CARVALHO MAGALHAES BASTOS | 2 | 20/08/2018 | 30/09/2019 |
THAYS ALVES DA SILVA | 20 | 01/10/2019 | 30/04/2020 |
Fontes Financiadoras
Sigla / Nome | Valor | Administrador |
---|---|---|
Núcleo de Estudos e Investigações em Educação Superior - Setor Educativo do Mercosul | R$ 102.960,00 |