Nome do Projeto
PESQUISA COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO: A PROPOSTA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA PEDAGOGIA A DISTÂNCIA DA UFPEL.
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
15/12/2018 - 31/12/2019
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas - Educação
Resumo
O foco deste projeto pauta-se no estudo da relação entre o uso da pesquisa como estratégia de ensino e a proposta pedagógica do Curso de Licenciatura em Pedagogia a Distância – CLPD vinculado à Universidade Aberta do Brasil – UAB e ofertado pela Universidade Federal de Pelotas – UFPel.
Conforme consta em seu Projeto Pedagógico o CLPD situa a pesquisa da realidade concreta como estratégia metodológica do ensinar e aprender. E desta forma busca romper com a lógica da fragmentação, da hierarquização disciplinar e intenciona colocar os educandos como protagonistas de seu processo de formação docente. Neste sentido visamos compreender se a proposta de formação de professores do CLPD se efetiva como processo educativo inovador que centraliza a pesquisa como estratégia de ensino e como princípio pedagógico da organização curricular.
Nesse caminho, coloca-se em questão a efetividade da proposta de formação docente do CLPD no que se refere: (a) a incorporação da pesquisa como metodologia do trabalho pedagógico situado historicamente; (b) a valorização do cotidiano da escola como espaço de trabalho pedagógico cultural e como conteúdo central no processo de construção do conhecimento e; (c) a prática docente compartilhada com professores das redes públicas municipais e estadual de ensino com as quais os estudantes firmam parceria de estudos e pesquisa desde os primeiros semestres do curso.
Este projeto de pesquisa se situa entre estudos que discutem as possibilidades de transformação de concepções de ensino, de aprendizagem e de práticas pedagógicas na educação a distância e é motivado pelo nosso envolvimento e atuação como docente neste Curso de formação de professores a distância. Envolvimento que se dá desde a sua constituição, em 2006 até os dias de hoje e por onde nos foi possível desenvolver atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão juntamente com o Programa de Educação Tutorial – PET e o Grupo de Ação e Pesquisa em Educação Popular - GAPE.
Sendo assim este processo investigativo visa compreender se efetivamente as ações e práticas pedagógicas desenvolvidas no Curso possibilitam, através do que este entende e orienta como pesquisa, uma formação de perspectiva popular enraizada historicamente com a realidade local onde o Curso é ofertado.
Objetivo Geral
O objetivo geral:
Investigar se a pesquisa educativa é utilizada como estratégia de ensino pelo conjunto dos professores do CLPD e se ela está presente como princípio da sua organização curricular, bem como investigar a coerência entre suas ações pedagógicas envolvendo a pesquisa e ensino e projeto pedagógico do Curso.
Objetivos Específicos
- Identificar estratégias e ferramentas pedagógicas presenciais e virtuais que efetivam e potencializam o uso da pesquisa como estratégia de ensino;
- Identificar elementos sobre as ações e atividades que os estudantes tiveram ao longo da formação que evidenciam a prática de pesquisa com as escolas parceiras;
- Mapear e conceituar práticas pedagógicas colaborativas, investigativas e dialógicas efetivadas pelo CLPD;
- Identificar de que forma e com quais atividades os professores do curso fornecem meios colaborativos e apoiam experiências autênticas na aquisição de conhecimentos favorecendo o uso da pesquisa e as características da educação a distância;
Investigar se a pesquisa educativa é utilizada como estratégia de ensino pelo conjunto dos professores do CLPD e se ela está presente como princípio da sua organização curricular, bem como investigar a coerência entre suas ações pedagógicas envolvendo a pesquisa e ensino e projeto pedagógico do Curso.
Objetivos Específicos
- Identificar estratégias e ferramentas pedagógicas presenciais e virtuais que efetivam e potencializam o uso da pesquisa como estratégia de ensino;
- Identificar elementos sobre as ações e atividades que os estudantes tiveram ao longo da formação que evidenciam a prática de pesquisa com as escolas parceiras;
- Mapear e conceituar práticas pedagógicas colaborativas, investigativas e dialógicas efetivadas pelo CLPD;
- Identificar de que forma e com quais atividades os professores do curso fornecem meios colaborativos e apoiam experiências autênticas na aquisição de conhecimentos favorecendo o uso da pesquisa e as características da educação a distância;
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ADRIANA LESSA CARDOSO | 5 | 21/10/2016 | 14/12/2018 |
ADRIANE BENDER ARRIADA | 5 | 21/10/2016 | 14/12/2018 |
BRUNA LETICIA DA SILVA BUENO | 5 | 21/10/2016 | 14/12/2018 |
CARLOS MARCELO NEUTZLING | 10 | 21/10/2016 | 14/12/2018 |
DAIANA SAN MARTINS GOULART | 5 | 17/10/2016 | 14/12/2018 |
ISABELA MARIA SANTOS SILVA | 5 | 21/10/2016 | 14/12/2018 |
JÉSSICA CORRÊA PEREIRA | 5 | 21/10/2016 | 14/12/2018 |
MARESSA STEPHANY CARVALHO SANTOS | 6 | 15/12/2018 | 30/12/2019 |
MAYARA GOULART BRASIL | 5 | 21/10/2016 | 14/12/2018 |
ROSE ADRIANA ANDRADE DE MIRANDA | 2 | 21/10/2016 | 14/12/2018 |
VANESSA DA SILVA BORGES | 5 | 21/10/2016 | 14/12/2018 |
ÁLVARO VEIGA JÚNIOR | 5 | 21/10/2016 | 14/12/2018 |