Nome do Projeto
Viabilidade polínica, caracterização radicular e qualidade fisiológica de sementes de três cultivares de azevém em distintas épocas de colheita
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
15/08/2018 - 06/07/2020
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Agrárias - Agronomia - Produção e Beneficiamento de Sementes
Resumo
O azevém (Lolium multiflorum Lam.) é uma Poaceae, anual ou bianual. É Um dos recursos forrageiros mais utilizados na estação fria por agricultores familiares no sul do Brasil, sua origem provável é do norte da Itália, sendo introduzido no Brasil por colonizadores em 1875, no RS, planta apresenta uma boa produção de forragem e boa capacidade de rebrote. Resistente ao pastejo e a solos saturados (umidade), alto valor nutritivo e bem aceito pelos animais. Conforme o ambiente em que foi introduzido e o propósito, foram se formando diferentes populações pelo Estado do RS. A EMBRAPA efetuou seleção massal destas diferentes populações e caracterizou-as em diferentes cultivares. As quais provavelmente, apresentam diferenças quanto a formação de raízes, produção de forragem e fatores reprodutivos. Neste sentido o presente projeto apresenta como objetivo principal avaliar a produção de fitomassa (aérea e radicular), viabilidade polínica, produção e qualidade de sementes em diferentes épocas de colheita para cultivares de ciclo precoce, médio e longo. Tendo em vista que a produção de fitomassa (aérea e radicular) varia de acordo com a cultivar de azevém anual (ciclo precoce, médio-longo e longo) e, a produção de sementes, varia com a época de colheita.

Objetivo Geral

Verificar a viabilidade do pólen entre as os diferentes materiais genéticos; o efeito da época de colheita na qualidade sanitária e fisiológica das sementes; a caracterização radicular das três cultivares em solo de várzea; e alocação de nutrientes nas distintas épocas de coleta, parte reprodutiva e vegetativa.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
OTONIEL GETER LAUZ FERREIRA115/08/201806/07/2020
SANDRO ROBERTO PIESANTI515/08/201806/07/2020

Fontes Financiadoras

Sigla / NomeValorAdministrador
CAPESR$ 36.000,00

Página gerada em 26/04/2024 04:11:49 (consulta levou 0.042518s)