Nome do Projeto
Trânsitos históricos da fotografia através do meio pictórico.
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
26/09/2018 - 25/09/2020
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes - Artes
Resumo
A pesquisa proposta consiste em uma aprofundada análise sócio-histórica, por meio do campo da pintura, quanto à percepção particular da fotografia inserida nessa situação pictórica. Ou seja, a partir da análise e leitura da pintura, em termos históricos e contemporâneos, na publicação proposta serão estudadas as reverberações e determinações pictóricas visuais advindas da fotografia. Esse percurso teórico levará em conta o desenvolvimento do dispositivo fotográfico (desde seus primórdios ópticos) em suas recorrentes relações com a pintura, bem como avanços tecnológicos e usos da foto na história recente da arte brasileira e internacional. Nessa trama, percorre-se um resgate que remonta ao Renascimento e Barroco Holandês, até movimentos de artistas no século XX.

Objetivo Geral

GERAL: Investigar a experiência narrativa e perceptiva de nossa sociedade na medida em que é fortemente determinada pelos meios da fotografia, cinema, televisão e vídeo em suas convergentes conjunções midiáticas atuais. Isto será realizado a partir de uma consideração aprofundada dos meandros imagéticos nos dispositivos visuais que têm a operação fotográfica como base, e considerará também o entendimento de que esta pesquisa se constitui não apenas como uma reflexão pela pintura e sobre pintura, pois numa compreensão mais ampla trata sobre a própria condição atual da imagem e seus modos de inserção e percepção. ESPECÍFICOS: Elencar informações técnicas pertinentes neste estudo quanto aos dispositivos, naquilo que eles possuem no âmago de sua estrutura constitutiva, de seu tecido, de sua “carne”. Observar essas disposições como um estruturante visual transportado para o campo da pintura e, assim, efetuar um resgate que remonta aos séculos XV e XVII da história da arte na relação da pintura auxiliada por instrumentos ópticos. Continuar essa análise a partir do momento histórico de popularização do meio fotográfico na virada do século XIX para o século XX, retomando os constantes compartilhamentos e contaminações da fotografia nos movimentos da arte moderna e após a década de 60.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
LUANA MALLORQUIN227/09/201825/09/2020

Página gerada em 21/12/2024 13:40:12 (consulta levou 0.047510s)