Nome do Projeto
Efeitos letais e subletais de produtos fitossanitários utilizados na cultura do pessegueiro sobre o predador Chrysoperla externa (Hagen, 1861) (Neuroptera: Chrysopidae) em condições de laboratório e semi-campo
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
03/09/2018 - 03/04/2021
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Agrárias - Agronomia - Entomologia Agrícola
Resumo
Na cultura do pessegueiro, a utilização do controle químico é a estratégia mais utilizada no manejo dos insetos-praga. Entretanto, nos sistemas de produção sustentáveis como o de Produção Integrada de Pêssego (PIP), medidas alternativas de controle, fundamentadas no Manejo Integrado de Pragas (MIP), devem ser priorizadas. No entanto, esses produtos fitossanitários podem afetar de forma negativa os inimigos naturais, que são promotores do controle biológico dessas pragas. Chrysoperla externa é um predador muito voraz e ocorrem naturalmente em pomares, predando pulgões, ácaros e cochonilhas. Para que o controle químico e o controle biológico possam ser associados de forma harmoniosa é necessário que os produtos químicos além de serem eficazes para controlar os insetos-pragas, sejam seletivos aos insetos benéficos. Nesse sentido, estudos de efeitos de concentrações letais e subletais, além da seletividade de agrotóxicos á inimigos naturais podem gerar uma grande quantidade de informações importantes para que a associação desses dois métodos de controle possa ser viabilizada, e com o mínimo impacto ao meio ambiente. Nesse sentido o objetivo deste projeto é estudar os efeitos de concentrações letais e subletais de produtos fitossanitários utilizados em pomares de pêssego sobre o predador C. externa, através de testes de dose letal a adultos do predador C. externa via ingestão, e testes que avaliem os parâmetros de desenvolvimento do predador após a exposição destes produtos fitossanitários, em condições de laboratório, e também avaliar a seletividade de alguns produtos em condições de semi-campo.

Objetivo Geral

Objetivos

1. Geral:
Este trabalho tem como objetivo geral avaliar o efeito de doses letais e subletais de produtos fitossanitários utilizados em pomares de pessegueiro sobre o predador Chrysoperla externa, em condições de laboratório e avaliar a seletividade destes produtos em condições de semi-campo.

2. Específicos:
- Encontrar uma dose que cause a mortalidade de 50% da população de adultos de C. externa (DL50);
- Avaliar o desempenho de população que sobreviveram as doses subletais (Geração parental);
- Avaliar o desempenho da população dos filhos (F1), que foram expostos a doses subletais de produtos fitossanitários;
- Testar em condições de semi-campo a persistência de produtos fitossanitário com reconhecido efeito nocivo sobre os inimigos naturais.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
FRANCIELE SILVA DE ARMAS1203/09/201803/04/2021

Fontes Financiadoras

Sigla / NomeValorAdministrador
CAPESR$ 6.000,00

Página gerada em 26/04/2024 13:28:02 (consulta levou 0.066366s)