Nome do Projeto
Determinantes do desenvolvimento infantil em países de baixa e média renda: uma análise de inquéritos nacionais de saúde
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
18/10/2018 - 28/02/2021
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde - Saúde Coletiva
Resumo
Os primeiros anos de vida são fundamentais para o desenvolvimento das qualidades físicas, cognitivas, e socioemocionais das crianças. Até os 5 anos as crianças desenvolvem habilidades básicas apropriadas para conseguir obter competências posteriores mais complexas. O objetivo deste trabalho será avaliar o desenvolvimento infantil em países de baixa e média renda com foco nos níveis de estimulação recebidos e identificar desigualdades entre países e entre subgrupos. Serão analisados inquéritos nacionais das séries Multiple Indicator Cluster Survey e Demographic and Health Survey (DHS), realizados em 61 países de baixa e média renda conforme a classificação do Banco Mundial. Será incluído o último inquérito de cada país que inclua o módulo de desenvolvimento infantil. O desenvolvimento infantil será avaliado através do Early Childhood Development Index (ECDI). O ECDI cobre quatro domínios de desenvolvimento (Alfabetização/Numérico, Físico, Socioemocional e Aprendizagem). As crianças são consideradas com desenvolvimento adequado quando apresentam um bom desempenho em pelo menos três dos quatro domínios. Este estudo pretende gerar evidência sobre a importância dos fatores determinantes do desenvolvimento adequado das crianças em um contexto de equidade. Também iremos explorar mediação usando métodos de inferência causal. Estudos como este são importantes porque o desenvolvimento na primeira infância está associado com mudanças importantes no desenvolvimento neural e no desenvolvimento do capital social posterior; finalmente, para que as crianças se tornarem adultos economicamente bem-sucedidos e produtivos.

Objetivo Geral

Objetivo geral

Analisar as desigualdades em termos de desenvolvimento infantil adequado e avaliar o impacto da estimulação no desenvolvimento infantil em PBMR utilizando dados de inquéritos MICS e DHS.


Objetivos específicos

1. Fazer uma revisão de literatura sobre intervenções que envolvam a utilização de livros para estimular o desenvolvimento infantil.
2. Estimar as prevalências de crianças com desenvolvimento adequado nos quatro domínios do ECDI em 61 PBMR.
3. Descrever as desigualdades socioeconômicas e geográficas (índice de bens, lugar de residência (urbano-rural), idade e educação materna, sexo e idade da criança) em termos de desenvolvimento infantil entre subgrupos de cada país.
4. Descrever as desigualdades por regiões do mundo e por nível de renda dos países (de acordo com a classificação do Banco Mundial).
5. Analisar os determinantes do desenvolvimento infantil adequado, inclusive explorando a mediação dos efeitos socioeconômicos pela interação dos pais e pela disponibilidade de livros infantis.
6. Investigar se o efeito da estimulação dos pais e da disponibilidade de livros infantis é modificado pela escolaridade dos pais da criança.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
JESUS DAVID CORTES GIL418/10/201828/02/2021

Fontes Financiadoras

Sigla / NomeValorAdministrador
Wellcome Trust FoundationR$ 110.000,00
Fundação Bill & Melinda GatesR$ 124.000,00

Página gerada em 27/04/2024 00:30:27 (consulta levou 0.036047s)